Por Cassio Betine
Se você ainda não usou algum tipo de recurso das Inteligências Artificiais, saiba que isso poderá fazer uma diferença significativa em sua vida e, principalmente, em seu negócio. De uns tempos para cá, várias ferramentas digitais derivadas dessas Inteligências Artificiais vêm ganhando relevância no cotidiano das pessoas e das empresas.
Elas não estão presentes apenas no complexo mundo dos códigos computacionais, que possibilitam por exemplo, respostas formuladas quando pesquisamos algo no Google (antes eram apenas listados resultados sugeridos), mas também estão disponíveis como verdadeiros agentes auxiliares para realização de algumas tarefas que necessitamos, como por exemplo a revisão ortográfica de textos.
Hoje, muitas empresas já estão usando esse tipo de recurso (conhecido como ChatGPT) para auxiliar com as demandas do dia a dia. E as opções são bem amplas. Através dessas ferramentas é possível realizar uma série de operações, que sem elas, seriam necessárias várias pessoas e muito mais tempo para fazer. E isso pode fazer toda diferença.
Apesar de muita gente olhar esse tipo de tecnologia com certo desdém, ela está presente, em uso, e entregando resultados. Há solução até para quem tem um roteiro de história em quadrinhos, mas não sabe desenhar. A AI Comic Factory, por exemplo, desenha quadro por quadro em segundos, incluindo personagens, estilos, etc. Isso é apenas um exemplo para entendermos que muita coisa pode ser feita por esses “agentes digitais”, basta realizar uma pesquisa com a pergunta correta para sua demanda.
A questão aqui é outra. Há níveis, digamos, de excelência dessas IAs, desses ChatsGPTs, os quais são balizados por preço. É possível encontrar ferramentas gratuitas, baratas, caras e muito caras. E isso é o que vai definir a qualidade, a quantidade e a agilidade do resultado esperado. Portanto, quem pagar mais, terá mais chances de competitividade. Mas é claro que nada disso adiantará se quem estiver dando o comando não souber como fazê-lo. A instrução correta é crucial para evitar resultados negativos e maximizar o potencial das IAs.
Esse tipo de profissão inclusive já existe, são chamados de Gerentes de IAs, são os profissionais responsáveis por gerenciar a inteligência artificial (IA) de uma empresa, com o objetivo de melhorar o desempenho e a eficiência da organização. Entre suas principais funções estão: implementar e desenvolver soluções de IA; gerenciar o planejamento, a execução e a entrega de projetos de IA; definir metas, escopo e cronogramas de projetos; colaborar com as equipes multifuncionais, como cientistas de dados, engenheiros, analistas de negócios e outras partes interessadas; e acima de tudo procurar sempre estar atualizado sobre as novidades que essa tecnologia oferece.
Essas ferramentas têm o potencial de impactar o mercado de trabalho e já estão substituindo algumas funções desempenhadas por pessoas. O diferencial que elas oferecem é inegável e as empresas que souberem utilizá-las de forma eficaz certamente se destacarão no mercado.
É importante também ressaltar que essa tecnologia está apenas em sua fase inicial, é algo muito novo para todos. Mas se neste momento ela já promove mudanças contundentes, imagine o que poderá promover em estágios mais avançados.
Obs. A imagem que ilustra este artigo foi criada em 2 minutos, usando ChatGPT Copilot da Microsoft.
*Cassio Betine é pós-graduado em Tecnologias na Aprendizagem, bacharel em Artes Visuais e Desenho Industrial. É coordenador e mentor de negócios e eventos; autor de livros, artigos e produtor de podcasts periódicos sobre Tecnologia e Inovação para mais de 70 rádios do Brasil. É fundador e coordenador de projetos da f7digitall Comunicação e empreendedor em outros negócios.
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