Cerca de 250 empresários participaram nesta sexta-feira (11), do road show itinerante da Jornada de Transformação Digital, evento promovido pela Fiesp/Ciesp/Senai/Sebrae para apoiar micro, pequenas e médias indústrias.
O encontro aconteceu no Senai, voltado para empresários da própria região e também de cidades do entorno de São José do Rio Preto. Até agora, incluindo Araçatuba, o road show já percorreu 14 municípios paulistas desde junho do ano passado.
Segundo o que foi divulgado, mais de 12 mil empresas aderiram ao programa, que é gratuito para empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano. A iniciativa visa otimizar processos, rever o modelo de negócio e melhorar a eficiência energética das empresas participantes, proporcionando ganhos de até 40% na produtividade.
Em nota divulgada à imprensa, o diretor do Ciesp Araçatuba, Luiz Antônio dos Santos Pinto, comenta que a jornada vai ao encontro das necessidades da indústria, que vai encarar um desafio real pela frente. “Está acontecendo uma transformação digital em nossas vidas", argumenta.
Lições da Pandemia
Durante o encontro, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, explicou que a ideia da Jornada nasceu de estudos que apontaram para a dificuldade das empresas menores em se modernizar. "A pandemia reforçou a ideia de que a indústria tem importância estratégica para os países. Os mais industrializados sofreram menos com a pandemia, por exemplo”, comentou.
Ainda de acordo com ele, quem não está no e-commerce perde oportunidades. “Quem mais sofreu, de longe, com a pandemia foram as micro, pequenas e médias empresas. Há estudos mostrando que empresas com melhor maturidade digital têm produtividades três vezes maior", disse Cervone.
Vantagens
O diretor do Senai SP, Ricardo Terra, explica que a jornada beneficia indiretamente também as grandes empresas, pois as mudanças transformam os fornecedores, impactando positivamente em toda a cadeia produtiva.
De acordo com ele, hoje o Estado de São Paulo possui 57 mil indústrias ativas, mas 66% estão em nível analógico ou emergente de maturidade digital (quando a empresa tem interesse, mas ainda não promoveu ações concretas).
"Não há como uma empresa crescer sem antes resolver suas dores como a dificuldade de traçar estratégia, a baixa maturidade digital, a falta de profissionais capacitados e de recursos para investimentos", concluiu.