O Projeto Integrador (PI) intitulado "Utilizando tecnologias para promover o protagonismo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na assimilação do currículo escolar", desenvolvido pelos alunos Djanira Silva, Ilma Hernandes, Luana de Almeida, Luiz Naressi, Marisa de Amorim, Máxima Rocha e Nadijane dos Santos do curso de Licenciatura em Pedagogia, no polo Uirapuru da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), tem como objetivo aumentar a inclusão de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, da EMEF Teófilo Benedito Ottoni, que possuem TEA.
Sob a orientação de Marina Biazotto Frascareli, o projeto buscou desenvolver um minicurso virtual como forma de educação continuada, bem como criar novas técnicas pedagógicas e materiais didáticos destinados aos professores, com o foco na integração dos alunos com TEA.
O Transtorno do Espectro Autista afeta a comunicação, a interação social, o comportamento e as habilidades cognitivas dos indivíduos. Pode variar de sintomas leves a graves, prejudicando a capacidade dos alunos em aprender e desenvolver habilidades. Isso muitas vezes resulta em dificuldades para acompanhar os programas escolares tradicionais e serem incluídos no currículo regular.
O projeto foi conduzido por meio de pesquisa qualitativa, visando entender formas de utilizar recursos digitais na formação de alunos com TEA, permitindo que eles se tornem protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, o grupo entrevistou diversos especialistas na área, incluindo professores, psicólogos e pedagogos. Além disso, eles participaram das aulas, entenderam o processo de ensino e realizaram um estudo de caso, acompanhando de perto os alunos com TEA para compreender melhor suas necessidades.
A elaboração do minicurso ocorreu após a análise dos dados coletados, com base na plataforma educacional “Eu Sou AUTS”, um site interativo voltado para crianças com TEA, contendo conteúdo lúdico e didático apropriado para esses alunos. O minicurso consiste em cinco módulos, cada um com material de leitura e reflexão, juntamente com videoaulas apresentadas por especialistas. Cada módulo tem uma carga horária de 5 horas, totalizando 15 horas de conteúdo educacional.
Os resultados do Projeto Integrador foram positivos, com uma recepção calorosa por parte do corpo docente da escola onde foi aplicado. O projeto demonstrou um potencial educacional significativo, oferecendo apoio e atenção aos alunos com Transtorno do Espectro Autista, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização e trabalho em grupo.
Fonte: Portal do Governo