O prefeito eleito Lucas Zanatta (PL), complementou nesta sexta-feira (20), a apresentação dos secretários municipais que irão compor a equipe de governo que assumirá a Prefeitura de Araçatuba em 1º de janeiro. Mais uma vez, ele fez questão de afirmar que a escolha dos nomes seguiu critérios técnicos. “Foi uma equipe montada mais tardiamente do que o normal, porque isso é o que vai acontecer de forma plena na próxima gestão”, disse.
Faltavam seis nomes a serem anunciados, entre eles o do secretário de Saúde, que é uma das pastas que deve ter um dos maiores desafios, segundo o próprio prefeito eleito, que sempre diz em suas entrevistas que a saúde em Araçatuba está um caos.
Para esta pasta o indicado foi o médico Daniel Martins Ferreira Júnior, que é tio de Zanatta. Ele foi coordenador do Programa de Saúde da Família de Araçatuba entre 2001 e 2003, quando coordenou a implantação das primeiras 35 equipes em Araçatuba, e reassumiu a função em 2009, na gestão Cido Serio, e na ocasião foram implantadas mais dez equipes do PSF.
Educação
Para a maior secretaria, a indicada é Heloísa Helena Vieira de Melo, que é irmã da vice-prefeita Maria Ionice Zucon, a Nice. Ela é servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação. Durante a apresentação, Zanatta fez questão de explicar que o nome dela não foi indicação da vice. “Na verdade eu que a procurei (a Nice) depois, porque eu tinha recebido indicações de professoras em relação à Eloisa e eu não sabia quem era ela”, afirmou.
O prefeito eleito disse ainda que a escolhida passou pelos mesmos processos de seleção a que todos os demais foram submetidos, que incluiu análise de currículo e entrevista. “Nós sabemos que poderia gerar ponto de crítica, então nós tínhamos duas propostas: abriríamos mão daquilo que nós entendemos ser a melhor qualificação técnica profissional e habilitada e para executar com excelência ou nos preocuparíamos com as fofocas”, comentou.
E acrescentou: “Eu não tenho problema nenhum com as fofocas, porque eu já aprendi que os resultados, a seriedade, ela responde e há todo o currículo, todo o histórico por trás, que comprova a eficácia e a assertividade dessa nossa decisão”.
Esportes
Para a Secretaria Municipal de Esportes, o escolhido foi Mauro Yamanoi, que segundo o próprio Zanatta, é pessoa de confiança pessoal dele e tem facilidade de se comunicar com as pessoas, além de ser um atleta vencedor, tendo conquistado títulos nacionais e internacionais no kickboxing e jiu-jitsu.
Ele é professor de jiu-jitsu e fundador do Projeto Social Guerreiros do Amanhã, criado em 2016, e que atende 200 alunos. Possui pós-graduação em Educação Física com foco no TEA (Transtornou do Espectro Autista) e está cursando pós-graduação em Gestão Esportiva.
Chefe de Gabinete
Outra pessoa próxima de Zanatta foi escolhida para compor a equipe de governo. Trata-se do chefe de Gabinete dele na Câmara, Nelson José da Silva, que foi o indicado para assumir como Chefe de Gabinete da Prefeitura e, como os dois disseram, iniciarão a “terceira temporada” juntos, se referindo ao terceiro mandato eletivo juntos.
A Secretaria de Negócios Jurídicos será coordenada pelo advogado Arthur Bezerra de Souza Júnior, que é o coordenador da Equipe de Transição do futuro governo. Ele é bacharel em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba, foi secretário municipal de Administração de Penápolis e procurador do município de Alto Alegre.
Com doutorado e pós-doutorado, também é professor no curso de Direito da FAC/FEA (Fundação Educacional Araçatuba) e coordenador da ESA (Escola Superior de Advocacia) de Penápolis.
Governo
E para a Secretaria de Governo, responsável pelo relacionamento político do Executivo, o escolhido foi o jornalista Marcelo Teixeira, que foi secretário de Comunicação na gestão Cido Serio. Com 30 anos de atuação profissional, ele tem passagens por jornais, emissoras de TV e de rádio, além de atuar como assessor de imprensa, com destaque em gerenciamento de crise de reputação e imagem.