A Câmara de Araçatuba (SP) realiza nesta quarta-feira (27), a segunda noite das audiências públicas do PPA (Plano Plurianual 2026-2029) e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2026.
A audiência é promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento e tem início às 18h, para colher sugestões da população para as áreas de infraestrutura, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e turismo.
A partir das 19h30, serão colhidas sugestões relacionadas à saúde e tema livre. O encontro termina às 21h, porém, as propostas também podem ser encaminhadas até o dia 29 de agosto para o e-mail sugestoes.orcamentos@camaraaracatuba.sp.gov.br.
Na primeira sessão, realizada na terça-feira (26), os temas debatidos foram: educação, cultura, meio ambiente, esporte e lazer, assistência social, entidades sociais e conselhos municipais. Participaram representantes de associações, entidades e de conselhos, empresários, servidores públicos e parlamentares da Casa Legislativa.
Reivindicações
Segundo a Câmara, durante o encontro uma representante da Pastoral da Criança solicitou melhorias na área de lazer em bairros, incluindo a criação de academia ao ar livre, espaços para brincar, aulas de dança, passeios até a Prainha Municipal, centro esportivo e construção de pista de skate. Ainda sobre o tema, houve solicitação de revitalização de Complexo da Lagoa do Miguelão.
Também houve sugestões de criação de uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência, cobertura para pontos de ônibus da cidade, ampliação de cooperativas de reciclagem, revitalização do centro comunitário do bairro Etemp e melhorias de conservação do córrego dos Espanhóis.
Cultura
Para a área da cultura, houve o pedido de criação de um espaço para os artesãos da cidade, de mais políticas de incentivo para o Carnaval e de projetos para o retorno das escolas de samba.
Outros pedidos abordaram medidas de educação ambiental e fortalecimento da coleta seletiva no município, revitalização e melhorias de centros comunitários, recursos para entidades que lidam com o público infantil, além de criação de um canil municipal e implementação de políticas de bem-estar animal.
Relacionados aos conselhos de participação social, munícipes pediram maior divulgação das ações dos conselhos municipais da cidade.
As audiências são conduzidas pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Carlinhos do Terceiro (Republicanos). Na primeira audiência também participaram a presidente da Câmara, Edna Flor (Podemos), e os vereadores Fernando Fabris (PL), Sol do Autismo (PL), Luís Boatto (Solidariedade), Ícaro Morales (Cidadania), Damião Brito (Rede), Denilson Pichitelli (Republicanos), João Pedro Pugina (PL), Gilberto Batata Mantovani (PSD) e Hideto Honda (PSD).