Roque Aroldo Bonfim é o nome escolhido para comandar a Secretaria de Saúde de Birigui (SP) pela prefeita eleita, Samanta Borini (PSD). O anúncio foi feito por ela, que participou nesta quinta-feira (28), na companhia dele, de uma reunião convocada pela direção da Santa Casa de Araçatuba para apresentação da situação financeira e dos atendimentos prestados pelo hospital.
Roque Bonfim foi o responsável pela Secretaria de Saúde de Birigui na gestão do pai dela, Wilson Carlos Rodrigues Borini, e possui conhecimento, de acordo com ela. Ouvida pela reportagem, Samanta comentou que por enquanto esse é o único secretário escolhido por ela.
A prefeita eleita de Birigui comentou na reunião em Araçatuba que a Santa Casa da cidade enfrenta as mesmas dificuldades do hospital da cidade vizinha, registrando déficit mensal de R$ 1 milhão por mês.
Além disso, comentou que o hospital tem as contas bloqueadas em função da operação Raio-X, já que a OSS (Organização Social de Saúde) comandada pelo médico anestesista Cleudson Garcia Montali utilizava o hospital.
Ele foi condenado a mais de 200 anos de prisão em ações criminais que tramitaram na Justiça de Birigui e Penápolis, por desvio de dinheiro público da área da Saúde, utilizando contratos por meio da OSS de Birigui e da Santa Casa de Pacaembu.
Na atual gestão o prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) decidiu pela intervenção na Santa Casa. Questionada, Samanta revelou que ainda não definiu como irá proceder com relação a essa intervenção.