A Prefeitura de Birigui (SP) recebeu nesta sexta-feira (8), uma van zero quilômetro para ser utilizada no transporte de pacientes que precisam de atendimento médico em outros municípios.
O veículo foi adquirido com verba de emenda parlamentar do deputado federal Jefferson Campos (PL-SP), por intermédio do presidente da Câmara de Birigui, vereador Pastor Reginaldo Pereira (PL). “Com alegria e compromisso com a população, realizamos a entrega de uma van 0 km destinada à Secretaria Municipal de Saúde de Birigui”, informa o vereador em nota.
Ainda de acordo com ele, o veículo representa um importante benefício para a população, conquistado com recursos que garantem mais mobilidade, dignidade e atendimento de qualidade para quem mais precisa.
“Agradecemos ao deputado Jefferson Campos pela emenda parlamentar destinada à saúde, que possibilitou melhorar a qualidade de vida do município de Birigui”, reforça, afirmando que segue firme no propósito de trabalhar por um município mais justo, acessível e bem equipado.
Transporte
A van já foi entregue à prefeita Samanta Borini (PSD), para ser integrada à frota municipal. Antes de ser colocado à disposição dos munícipes, o veículo precisa ter a documentação regularizada e será plotado para ser devidamente identificado.
O transporte de pacientes é um dos grandes desafios da Prefeitura de Birigui, que em janeiro publicou decreto reconhecendo a situação emergencial na logística de transporte de pacientes da cidade.
A publicação permitiu o uso dos veículos disponíveis no município para deslocamentos internos e externos, com a finalidade de buscar os pacientes nos locais indicados e devolvê-los após o atendimento.
Na ocasião, foi informado que havia 17 veículos da frota municipal inoperantes, incluindo quatro ambulâncias. Nove não haviam passado por avaliação, seis apresentavam problema na correia dentada do motor, um estava batido e o outro com problema de cabeçote no motor.
Outros 13 veículos pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde estavam parados, sendo que dois deles passariam por nova revisão e os demais estavam com multa e seria solicitado o pagamento ao Departamento de Finanças.