Política

Prefeitura de Araçatuba exonera 3 servidores em cargos de comissão

Decisão tomada após conversas com o Ministério Público, diante de representação pedindo investigação de possível nepotismo
Lázaro Jr.
26/03/2025 às 17h57
Exonerações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do município (Imagem: Reprodução) Exonerações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do município (Imagem: Reprodução)

A Prefeitura de Araçatuba (SP) exonerou na terça-feira (25), três servidores que ocupavam cargos de provimento de comissão, nomeados no início da atual administração. 

 

Conforme publicado na edição extra do Diário Oficial do Município, foram desligados Edval de Arruda, que ocupava o cargo de Ouvidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial; Elias Pereira dos Santos, que era Diretor do Departamento de Viação e Transporte, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; e Fábio Sato de Oliveira, que exercia a função de Assessor de Apoio, Controle e Elaboração dos Atos Oficiais do Gabinete do Prefeito.

 

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informa que a medida é ato administrativo discricionário do prefeito Lucas Zanatta (PL). Ainda segundo o que foi informado, as exonerações ocorreram após conversas com o Ministério Público, sobre uma Notícia de Fato, alertando sobre possíveis medidas judiciais que poderiam prejudicar os envolvidos e a Administração Municipal.

 

“Apesar disso, a Prefeitura de Araçatuba salienta que, respeitosamente, discorda do posicionamento do MP com relação a possíveis irregularidades envolvendo nepotismo e que analisará futuras medidas administrativas”, consta na nota.

 

Representação

 

Conforme divulgado em 7 de janeiro, o empresário Marcelo Andorfato protocolou na Promotoria de Justiça Cível, uma representação para que o órgão investigasse a nomeação de familiares do prefeito, da vice-prefeita e de uma secretária municipal, para cargos de confiança na Prefeitura.

 

Ele havia requerido o afastamento do prefeito e da vice-prefeita, Maria Ionice Zucon (PL), além da exoneração dos servidores comissionados, por entender que teriam sido nomeados de forma ilegal.

 

Nomeados

 

Dos três comissionados que foram exonerados, Andorfato citou na representação apenas Fabio Sato de Oliveira, irmão da Secretária Municipal da Fazenda, Claudia Aparecida Sato de Oliveira.

 

As outras nomeações questionadas por ele foram do secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, tio de Zanatta; e da secretária municipal de Educação, Heloísa Helena Vieira de Melo, irmã da vice-prefeita.

 

Quando da indicação dos secretários, que permanecem no cargo, o prefeito afirmou que a escolha dos indicados seguiu critérios técnicos.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.