Política

Moção de apoio a Eduardo Bolsonaro causa bate-boca na Câmara de Araçatuba

Representantes de partidos de esquerda que estavam na galeria protestaram com faixas e cartazes; sessão chegou a ser interrompida
Da Redação
29/04/2025 às 17h08
Representantes de partidos de esquerda protestaram contra moção (Foto: Reprodução) Representantes de partidos de esquerda protestaram contra moção (Foto: Reprodução)

Causou polêmica a discussão na Câmara de Araçatuba (SP) na noite de segunda-feira (28), sobre uma moção de apoio ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), proposta pelo vereador João Pedro Pugina (PL). Segundo o parlamentar, a iniciativa é em defesa de prerrogativas parlamentares, da liberdade de expressão e da estabilidade institucional. Ela foi aprovada com oito votos favoráveis e seis contrários.

 

Ao iniciar a defesa da moção, Pugina argumentou que apesar de se tratar de algo referente a um deputado federal, o assunto tem sim relação com Araçatuba. Ele citou como exemplo, manifestações de professores reivindicando melhores condições de trabalho, que seria consequência de ações do governo federal, é que liderado por um partido de esquerda.

 

“Infelizmente a pessoa que está na frente da nossa nação é uma pessoa que não tem prioridade alguma, por exemplo, com a educação, por isso que ele cortou tanta verba destinada à educação”, declarou.

 

Diante da manifestação, representantes de partidos de esquerda que acompanhavam a fala se revoltaram. A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (Podemos) pediu que os manifestantes respeitassem o vereador, mas os ânimos se exaltaram e a sessão teve que ser temporariamente suspensa.

 

Bate-boca

 

Durante esse período, Pugina continuou se referindo aos manifestantes, afirmando que foi o vereador mais votado de Araçatuba e iria continuar defendendo os interesses das pessoas que o elegeram. Após a sessão ser retomada, ele retomou as argumentações sobre a moção.

 

O vereador alegou que trata-se de uma luta contra a censura e os abusos do Judiciário, citando “uma escalada crescente de perseguição”. Ele citou que se a Câmara de Araçatuba se calar, isso pode refletir futuramente contra os próprios vereadores.

 

Após a fala dele, a vereadora Sol do Autismo (PL) foi a única entre os demais parlamentares a se manifestar. Ela declarou voto favorável à moção de apoio, citando que Pugina foi um dos vereadores que mais trouxeram recursos de emendas parlamentares para o município. 

 

Como votaram

 

Também foram favoráveis à moção os vereadores Arlindo Araújo (SD), Carlinhos do Terceiro (REP), Fernando Fabris (PL), Hideto Honda (PSD), João Moreira (PP), Pugina (PL), Rodrigo Atayde (PRTB).

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.