Política

Fernando Fabris quer ser efetivo dentro da Câmara de Araçatuba

Segundo vereador mais votado nas eleições, ele informa que terá como foco melhorar a área da saúde municipal e atrair empresas, recursos e políticas públicas para que a cidade cresça
Lázaro Jr.
17/10/2024 às 17h26
Fernando Fabris aceitou o convite para falar com a reportagem (Foto: Reprodução de vídeo) Fernando Fabris aceitou o convite para falar com a reportagem (Foto: Reprodução de vídeo)

“Entrei na política pensando no futuro das nossas famílias, dos nossos filhos, para que a cidade possa crescer, os nossos filhos possam estudar numa boa faculdade, que possam ter trabalho, dentro da nossa cidade e não tenham que ir embora”.

 

Essas são palavras de Fernando Fabris (PL), o segundo candidato mais votado a ser eleito vereador em Araçatuba (SP), nas eleições realizadas no dia 6 de outubro, com 3.329 votos. Pós-graduado em políticas públicas, ele informou ao Hojemais Araçatuba que o trabalho dele na Câmara terá como foco, melhorar a área da saúde municipal e atrair empresas e recursos e políticas públicas para que a cidade cresça.

 

Formado em administração de empresas, certificado para atuar no mercado de bolsas de valores, Fabris possui um escritório de investimentos desde 2013. Foi a segunda vez que ele se candidatou a vereador, obtendo mais do que o dobro de votos com relação à eleição de 2020, quando recebeu 1.538 votos.

 

Para ele, esse desempenho é resultado da sequência do trabalho iniciado na eleição anterior, quando ele decidiu que não pararia por conta de ter obtido o cargo ou não. “A gente continuou com  nossos projetos, continuou contribuindo com a sociedade como um todo e fez um trabalho de se tornar conhecido”, conta, acrescentando que não havia muita exposição do que ele fazia.

 

Qualificação

 

Fabris conta que a pós-graduação que fez nesse período foi mais uma forma que ele buscou para se qualificar ainda mais para trabalhar com os equipamentos públicos e ser efetivo dentro da Câmara, que é o objetivo do mandato dele.

 

Ele destaca que isso é importante, principalmente devido ao descontentamento com a atual composição da Câmara, que muitas vezes teria atuado em desacordo com os desejos da população, de acordo com ele, o que resultou na grande renovação do Legislativo Municipal para 2025. Dos 15 vereadores atuais, apenas quatro foram reeleitos.

 

Relação com o Executivo

 

O futuro parlamentar é amigo pessoal do prefeito eleito Lucas Zanatta (PL), pertence ao mesmo grupo político que ele, mas afirma que seguirá os próprios princípios pessoais na execução do mandato. Assim, acredita que não terá nenhuma dificuldade em exercer o papel de fiscalizador do Poder Executivo.

 

“Eu não espero nada de injustiça ou de coisas ruins que sejam pautadas pela Prefeitura. Acho que a gente pode ter divergências naturais ali dentro, já falei com o Lucas, estou aqui como vereador para ser um fiscalizador, então estarei ali para fiscalizar”, afirma.

 

Para ele, Legislativo e Executivo devem trabalhar em cooperação. Fabris declara ainda que não se propôs a deixar suas atividades pessoais e profissionais, para exercer um cargo no Legislativo, e ver pessoas seguindo com a “velha política”.

 

Ele cita que o próprio Lucas foi contrário à aprovação de questões polêmicas, citando como exemplo o reajuste dos salários dos assessores, e foi favorável, por exemplo, à CPI da Saúde. “Se ele já demonstrou isso no Legislativo, se demonstrou ir contra cargos e salários não por merecimento, questão técnica, mas por conta dessa velha política, não vejo dificuldade em fazer um trabalho em cooperação com o Legislativo e Executivo”, argumenta.

 

Saúde

 

Fabris conta ainda que um dos objetivos do mandato dele será fazer cumprir a promessa de campanha de Zanatta, de reabrir os serviços de saúde que foram fechados, além de buscar recursos para a Santa Casa. Incentivar o atendimento humanizado na saúde será outra pauta do mandato dele.

 

O futuro vereador revela que já esteve conversando com professores de uma faculdade na cidade, que explicou que os alunos desenvolveram aplicativos que podem auxiliar nesse sentido.

 

Assim, ele proporá parcerias do poder público com as faculdades, iniciativa que poderá funcionar como uma espécie de incubadora, de acordo com ele, para que esses projetos sejam efetivados e auxiliem principalmente na humanização do atendimento de saúde à população.

 

Com relação às emendas impositivas, que é uma verba anual à qual cada vereador terá direito a partir de 2025, sendo 50% direcionada para a Saúde, Fabris informa que já vem conversando com algumas entidades, entre elas a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para serem beneficiadas.

 

Para todos

 

Questionado se há algum setor específico para o qual pretende atuar, Fabris informa que não será vereador para um grupo específico ou para um bairro específico. “A gente está aqui para ouvir as demandas da população”, declara.

 

Uma das propostas dele é implantar um projeto de educação financeira nas escolas e fazer parcerias com a inciativa para a adoção e levantar recursos para a revitalização de praças públicas.

 

Ele também pretende propor mudanças no rito das sessões da Câmara, para reduzir o tempo destinado a votação de votos de aplauso e votos de pesar, visando torná-las mais efetivas. “Não que eu seja contra isso, mas acho que a gente tem que ter um dia específico para juntar tudo e ser efetivo, deixando as segundas-feiras para as pautas de necessidade da nossa cidade”, explica.

 

Referência

 

Fabris também falou sobre a renovação da Câmara, reforçando que isso é reflexo do trabalho realizado pelo grupo atual, que para ele, não agiu de acordo com os interesses da população. “Acredito que temos uma renovação não só de pessoas, mas de princípios”, comenta.

 

Ele informa que possui afinidade com alguns vereadores que chegam agora na Casa, como o próprio Pugina (PL), e que deve ter como referência na Câmara entre os que permanecem de legislaturas anteriores, o vereador Arlindo Araújo.

 

“Eu acho que o Arlindo é o único, que também junto com essas pautas do Lucas, foi a favor da CPI, contra esses aumentos abusivos. É uma pessoa que votou nesse mesmo sentido e estava lá. Então, ele eu vejo uma pessoa com bastante experiência e é uma pessoa que a gente pode escutar bastante dele lá, porque tem muito para contar”, revela.

 

Subsídios

 

O novo vereador informa que pretende tornar o Gabinete dele enxuto, porém, eficaz, e que irá usar essa estrutura para manter contatos com outros Legislativos que possuem boas experiências que possam ser trazidas para Araçatuba. Com relação aos assessores que irá nomear, informa que está fazendo a triagem de currículos e que serão pessoas qualificadas.

 

Sobre a remuneração, explica que é contra supersalários para os assessores e que os atuais vereadores não demonstraram merecer reajustar os próprios subsídios. “Isso desanimou a população de falar sobre aumento. Não sou contra quem trabalha receber bem, mas é um tema bem complexo de se falar, porque a gente está vindo de uma Câmara que está ineficiente”, argumenta.

 

Atualmente os assessores recebem mais do que os próprios vereadores, que terão subsídios de aproximadamente R$ 6,5 mil por mês. Os vereadores que assumirem o mandato em 2025 não podem propor reajuste para esses valores, mas poderão apresentar projeto para aumentar os subsídios para a legislatura seguinte.

 

“Se tecnicamente esses salários estão defasados, precisa mostrar isso para a população e ao longo do tempo, pautando a possibilidade e a necessidade de isso ser equalizado por questão de Justiça”, explica Fabris. Ele acrescenta que todos os vereadores dispõem do seu tempo para servir a população e merecem ser bem remunerados por isso.

 

ZAP do Fabris

 

Por fim, para manter contato direto com a população, o vereador manterá ativo o “ZAP do Fabris”, canal que está em funcionamento desde a campanha para mostrar as propostas dele. O contato é feito pelo número (18) 99766-7747, que poderá ser acessado para receber demandas e passar informações.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.