Política

‘Estou para trabalhar, onde for preciso eu estarei’, afirma vice-prefeita eleita de Araçatuba

Maria Ionice, a Nice, revela que após as eleições, investidores estão se colocando à disposição para ajudar a próxima administração a fazer Araçatuba crescer
Lázaro Jr.
30/10/2024 às 10h53
Maria Ionice, a Nice, visitou a redação do Hojemais Araçatuba (Foto: Reprodução) Maria Ionice, a Nice, visitou a redação do Hojemais Araçatuba (Foto: Reprodução)

Pelo terceiro mandato consecutivo, Araçatuba (SP) terá uma mulher como vice-prefeita. E a eleita para ocupar o cargo pelos próximos quatro anos é Maria Ionice Zucon (PL), a Nice, que é uma estreante na vida pública, por meio de cargo eletivo. Ela está confiante no sucesso do trabalho da próxima administração, que será liderada pelo prefeito eleito Lucas Zanatta (PL).

 

Em entrevista ao Hojemais Araçatuba, Nice contou que conhece o que foi melhorado em Araçatuba pela atual gestão, sabe o poder de Araçatuba e revelou que há várias pessoas que querem investir em Araçatuba e tornar a cidade atraente para morar, para o trabalho, para estudar, para o comércio, principalmente e para a saúde fazer a diferença. 

 

“Mas tem jeito? Tem! Hoje eu posso falar, porque graças a Deus nós tivemos o privilégio de ouvir pessoas que nos procuraram para se colocar à disposição, e quando a gente pode contar com isso, quando aparecem as pessoas dispostas a ajudar, não tem como dar errado”, disse.

 

Quem é Nice?

 

Hoje com 75 anos de idade, Nice contou que foi alfabetizada aos 16 anos e colou grau em Direito aos 48 anos. Ela revelou que apesar das dificuldades, sempre priorizou o estudos, pois objetivava conquistar um espaço próprio para auxiliar o esposo, com quem é casada há mais de 50 anos e possui 2 filhos e 3 netas. “Sou uma mulher conservadora, primo pela família, por criar e educar os meus filhos”, informou.

 

A próxima vice-prefeita passou no primeiro concurso da 15ª Região do Tribunal Regional do Trabalho, onde se aposentou como diretora, em 2010. Porém, ela continuou estudando, pois era o que ela mais gostava de fazer. Com a entrada em vigor no novo Processo Civil, ela fez cinco pós-graduações para se manter atualizada.

 

Nice também fez o curso de enfermagem, pensando em se preparar e aprender, e informou que essa experiência contribuiu para o trabalho voluntário que ela veio a realizar na Santa Casa por muitos anos. Ela comenta que nunca havia pensado em entrar na vida pública, mas entende que estava fazendo política quando atuava como voluntária no hospital.

 

“Eu fazia a política acontecer, porque eu não só ia até o pessoal da iniciativa privada, como eu ia também nos órgãos públicos. Então eu bati nas portas do tribunal, da Procuradoria Federal, e na própria Justiça do Trabalho pedindo ajuda, isso é política”, argumentou.

 

Zanatta

 

E foi por meio desse trabalho voluntário que ela conheceu Zanatta, ainda no primeiro mandato dele como vereador, em 2017, pois ele teve interesse em conhecer como ela atuava. "Com o passar do tempo eu passei a observá-lo como político. Tudo o que nós tratávamos, conversando, ele nunca pediu para aparecer. Isso é muito importante, a pessoa fazer sem cobrar. E eu comecei a sentir segurança nele”, contou.

 

Nice disse que na eleição anterior recebeu convites para concorrer como vereadora, o que também aconteceu neste ano, mas os recusou. Ela revelou ainda que recebeu o convite para ser vice-prefeita, feito por outros partidos, recusou, e quando foi procurada por Zanatta, de início também disse não.

 

Porém, depois, por conhecê-lo, pediu um tempo para pensar e ouvir a família dela. “Confesso que o fato de ele ser uma pessoa autêntica e firme na sua decisão e no propósito dele, me conquistou”, contou. E por conhecê-lo, ela desde o início ela soube que eles estavam no caminho certo, pois sempre pensava em fazer a política sem a politicagem. “Confesso que foi um aprendizado muito grande. Eu agradeço a Deus todo dia por essa oportunidade”, disse.

 

Conhece Araçatuba

 

Nice contou que durante a campanha aprendeu a conhecer Araçatuba de fato, pois juntos eles andaram na periferia, visitaram empresas e conversaram com os trabalhadores, que necessitam de uma cidade melhor em todas as áreas. “Eu tive esse privilégio, porque eu pude sentir de perto a nossa realidade”, afirmou.

 

Ela comentou que por ter visto Araçatuba antes, durante e após as eleições, acredita que há sim grandes possibilidades para o município, porque a futura administração municipal está sendo procurada por pessoas que querem investir na cidade. “É a sociedade que está nos procurando, as pessoas que têm condição de investir em Araçatuba, buscando meios para fazer com que Araçatuba cresça em todos os sentidos”, afirmou.

 

E acrescentou: “E aqui em Araçatuba hoje, diferente de quando nós começamos fazer a campanha, hoje eu posso dizer, Araçatuba pode melhorar muito! É uma questão de colocar em prática aquilo que está chegando para nós. As vezes parece uma utopia, estar sonhando, mas é a realidade. Nós temos um dia após o outro, de convites, de pessoas que estão se colocando à disposição para nos ajudar”

 

Prioridades

 

Para Nice, em Araçatuba há várias prioridades para a futura administração municipal, sendo que a primeira delas é a Saúde. “Araçatuba padece de um mal que é a saúde, que agoniza na UTI. Então essa é a nossa prioridade. Atrelada à saúde, a educação, porque basta saber que a educação ela traz a saúde. Quando você trabalha a educação no todo, é uma consequência a melhora da saúde”, comentou. 

 

Ela afirmou que está à disposição para colocar em prática tudo o que ela aprendeu e que deu certo. “Eu aprendi ser dona de casa, fazer economia de casa, e aqui eu falo para todas as mulheres, nós todas somos economistas, todas nós temos um pouquinho de médico, todas nós somos construtoras, todas nós somos educadoras, somos na área de saúde, psicólogas, assistente social, e etc...” .

 

Qualificação

 

No Fórum da Justiça do Trabalho, Nice foi diretora por 9 anos e aprendeu a lidar com administração pública federal. Ela contou que também fez vários cursos voluntários na área de saúde, no social, para saber como atuar. “Agora, na condição de vice-prefeita, eu estou para trabalhar, onde for preciso eu estarei. Seu eu não tiver o tato, a intimidade com o lugar, eu buscar aprender”, afirmou.

 

Ela comentou que falou com Zanatta a respeito disso e informou que quer ser alguém para somar, seja no social, na saúde, na própria administração, ou no jurídico. “Eu sou bem segura daquilo que eu posso por condição e do que eu não posso. Se eu ver que não dou conta, esse não é pra mim, então coloca uma pessoa técnica”.

 

Ela contou que já trabalhou de faxineira no INSS, no Departamento Regional da Saúde e que se orgulha de ter sido doméstica, pois teve a oportunidade de que todo trabalho é digno e tem seu valor. Assim, está acompanhando o processo de transição e vai fazer o que for preciso para ajudar. 

 

Santa Casa

 

Questionada sobre como será a relação com a Santa Casa, onde ela exerceu trabalho voluntário por muitos anos, Nice afirmou que essa relação não irá mudar e que ela manterá sempre a mesma dedicação. Segundo a próxima vice-prefeita, não há como ser diferente, pois a Prefeitura necessariamente precisa estar junto com o hospital, para dar qualidade de vida para os araçatubenses e moradores nas demais 39 cidades atendidas pelo hospital.

 

Por fim, ela agradeceu aos eleitores que acreditaram na proposta apresentada pelo grupo liderado por Zanatta para administrar a cidade e disse que conta com o apoio da população, pois entende que a administração depende da comunidade, que é quem conhece a cidade e pode apresentar as necessidades de cada um.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.