Política

Estado anuncia ampliação do AME de Araçatuba e implantação do AME Digital em Penápolis 

Modelo instalado em Penápolis será o mesmo já existente em Araçatuba, mas o primeiro no Estado com a atendimento a distância 
Lázaro Jr.
22/12/2024 às 12h13
Eleuses Paiva falou sobre os AMEs durante visita a Birigui (Foto: Lázaro Jr.) Eleuses Paiva falou sobre os AMEs durante visita a Birigui (Foto: Lázaro Jr.)

O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, anunciou neste sábado (21) durante visita a Birigui (SP), que o Estado irá ampliar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Araçatuba, que passará a oferecer mais cirurgias, e que Penápolis irá ganhar um AME Digital, que é semelhante ao que existe em Araçatuba, mas que também oferecerá consultas por meio da telemedicina.

 

O anúncio foi feito durante visita do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à região, para anunciar o lançamento do edital para a construção de um Hospital Estadual em Birigui, com 274 leitos.

 

Em entrevista concedida à imprensa após a apresentação, o secretário explicou que um dos pilares da proposta de reestruturação do SUS (Sistema Único de Saúde) do governo é a política de implantar a parte de saúde digital no Estado de São Paulo. 

 

“Um dos pilares vai ser o AME Digital, que vai ser um AME híbrido. Nós vamos ter uma parte presencial e uma parte feito a distância”, explicou. De acordo com ele, o grande parceiro Estado nesse sentido é o Hospital das Clínicas.

 

“E nós acreditamos que essa parceria que nós iremos fazer aqui, na região de Penápolis, a gente possa introduzir aqui na região o primeiro AME Digital do Estado, que seja feito aqui na região, que seja feito na cidade de Penápolis”, disse.

 

Instalação

 

O diretor do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, Francisco Balsalobre, confirmou que no caso de Penápolis, será implantado um AME com atendimento presencial e também por vídeo.

 

“O AME Digital ele facilita no caso de um paciente com uma úlcera, por exemplo, que ele não precisa ir ao hospital. Ele pode fotografar, o especialista olha essa lesão, explica como vai ser feito e o agente vai passar todas as orientações de saúde. Essa é a fonte da medicina digital”, reforçou.

 

Cirurgias

 

No caso de Araçatuba, ele explicou que já existe um AME cirúrgico, pois todos os ambulatórios do tipo já oferecem pequenas cirurgia. O AME de Araçatuba faz pequenos cirurgias, como as de catarata, que o paciente realiza o procedimento e é liberado no mesmo dia.

 

“Você (o Estado) vai ampliar isso, a complexidade vai aumentar e no final do dia, se esse paciente não tiver condição de alta, ele vai para o hospital de referência, isso vai ser o caso do hospital de Birigui e também a Santa Casa de Araçatuba”, informou.

 

Prédios

 

Questionado sobre quando serão abertas as licitações para a contratação desses serviços, o diretor não deu um prazo. No caso de Araçatuba, a Prefeitura já cedeu um terreno ao lado do AME para que seja ampliado o prédio e posteriormente os serviços.

 

Já no caso de Penápolis, ainda será tratado com o município a respeito do imóvel, que poderá ser a construção em um terreno oferecido pelo município ou a utilização de um prédio já existente. “Nós não negociamos ainda com a Prefeitura. Normalmente onde a gente tem instalado o AME a parte estrutural é feita pela Prefeitura e depois toda estrutura fica a cargo do Estado” , explicou o secretário estadual de Saúde.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.