A Câmara de Araçatuba (SP) devolveu R$ 3 milhões à Prefeitura na manhã de sexta-feira (20), referentes às sobras duodécimo, que é o dinheiro repassado por lei ao Legislativo por ano para custeio das despesas. A sugestão feita pela Câmara é de que o dinheiro seja destinado à Santa Casa, que passa por um grande crise financeira.
A entrega do cheque foi feita pela presidente da Casa, vereadora Cristina Munhoz (União Brasil), acompanhada da 2ª secretária, Regininha (PRTB). Quem recebeu foi o secretário municipal da Fazenda, João Valero Santos Esgalha.
“A gente sabe dos problemas que a gente está passando com a Santa Casa que atende os munícipes daqui e da região e resolvemos indicar para o próximo prefeito que esse valor seja aplicado na Santa Casa de Araçatuba. A saúde não pode esperar e esse valor vai ajudar lá”, informou Cristina em nota divulgada à imprensa.
Sessão extraordinária
Para que o dinheiro seja repassado ao hospital, é preciso aprovação da Câmara, por meio de pedido do prefeito. Em entrevista concedida à rádio Cultura FM, na manhã de sexta-feira, Dilador Borges (PSDB) informou que não iria convocar uma sessão extraordinária para aprovar o repasse.
Assim, caberá ao prefeito eleito, Lucas Zanatta (PL), fazer isso após 1º de janeiro, caso concorde com a sugestão. Segundo o que foi divulgado, a Câmara pretende fazer outra devolução de recursos ainda neste ano, já que o saldo remanescente do duodécimo deve ser devolvido aos cofres municipais até 31 de dezembro.