Opinião

Sistema de Navegação Global (GPS) sob ameaça

"A conscientização sobre essas ameaças e a colaboração entre setores público e privado são essenciais para fortalecer a segurança desse sistema necessário praticamente para todo mundo"
Da Redação
21/07/2024 às 09h17

Por Cássio Betine

 

Já imaginou digitar um endereço num desses sistemas de navegação e ele te mandar para um local completamente diferente, ou, se simplesmente ele não funcionar? Como seria a vida das pessoas, das empresas de logística, dos motoristas de aplicativos? Isso está acontecendo com mais frequência nos últimos tempos. Recentemente 60 aeronaves comerciais receberam sinais falsos de suas rotas e causaram sérios problemas para as companhias e passageiros. 

 

Esse tipo de ataque ao sistema global de localização por GPS, representa uma ameaça significativa à segurança cibernética, afetando desde a navegação individual até operações críticas de infraestrutura. O "spoofing" de GPS, uma forma de hackeamento, envolve a transmissão de sinais falsos para enganar receptores de GPS, fazendo-os acreditar que estão em uma localização diferente da real. Essa técnica pode ter implicações desastrosas, como desorientar aeronaves ou embarcações (como no caso mencionado antes), interromper comunicações e até mesmo afetar operações financeiras e de emergência que dependem da precisão do GPS para sincronização de tempo.

 

Os motivos para tais ataques são variados, incluindo espionagem, estorção, sabotagem, terrorismo ou simplesmente o próprio desafio técnico que representa (hacker querendo visibilidade). Governos e empresas estão cada vez mais conscientes dessas vulnerabilidades e têm investido em medidas de proteção. Algumas dessas medidas incluem a implementação de sistemas de detecção de spoofing, o uso de tecnologias de criptografia para proteger os sinais de GPS e a diversificação de tecnologias de localização para não depender exclusivamente do GPS.

 

Além disso, estão também sendo desenvolvidas normas e protocolos mais robustos para garantir a autenticidade e integridade dos sinais de GPS. Eles acreditam que uma cooperação internacional coletiva também seria fundamental, pois o GPS é um sistema global e as ameaças são transnacionais. Organizações como a NextNav estão trabalhando em soluções de PNT (Posicionamento, Navegação e Tempo) resilientes para complementar o GPS, oferecendo alternativas mais seguras para localização vertical e geolocalização 3D em ambientes urbanos e internos.

 

A conscientização sobre essas ameaças e a colaboração entre setores público e privado são essenciais para fortalecer a segurança desse sistema necessário praticamente para todo mundo. Com a evolução constante das técnicas de hackeamento, as contramedidas também avançam rapidamente para tentar proteger essa tecnologia indispensável.

 

Muita gente pode pensar que viveria numa boa sem esse tipo de sistema, mas, como diz aquela brilhante citação de Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, comprovando que as coisas sempre estão em evolução e dificilmente voltam a ser como antes.

 

*Cássio Betine é head do ecossistema regional de startups, coordenador de meetups tecnológicos regionais, coordenador e mentor de Startup Weekend e pilot do Walking Together. Cássio é autor do podcast Drops Tecnológicos

 

**Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.