Opinião

Setembro Amarelo: de setembro a setembro, pela saúde mental

"Ter consciência de que temos uma Saúde Mental e Emocional é o início do caminho para o cuidado"
Da Redação
12/09/2024 às 19h02
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Por Eliane Cabral

 

São 10 anos de Setembro Amarelo no Brasil e 30 anos dessa Campanha de Prevenção ao Suicídio, a nível mundial. E em todo Setembro somos convidados a dar relevância redobrada à nossa Saúde Mental e Emocional. 

 

O único caminho capaz de nos levar à Prevenção ao Suicídio, é o caminho da informação, da orientação, do cuidado, do conhecimento e da divulgação. 

 

Ainda hoje as estatísticas apontam que o Brasil é um país cuja Saúde Mental segue pedindo socorro. 

 

O número elevado de tentativas e efetivações de Suicídios deixa claro que algo não vai bem na nossa maneira de estar na vida, na nossa maneira de lidar com as emoções, com os sofrimentos. E se faz urgente olhar para essas questões de forma a socorrer nossa Saúde Mental. 

 

Tivemos no último mês as Olimpíadas de Paris, evento este que evidenciou a importância da Saúde Mental. Atletas do mundo inteiro testemunhando o quão essencial e fundamental é o acompanhamento com Psicólogos e Psiquiatras, em suas vidas. 

 

Ter consciência de que temos uma Saúde Mental e Emocional é o início do caminho para o cuidado. 

 

Você tem olhado para sua caixinha emocional? Você tem olhado para suas emoções? 

 

É preciso ter conhecimento de si. Buscar se entender, se conhecer, reconhecer suas fragilidades, inseguranças, seus medos, seus limites, impor limites, colocar-se, posicionar-se, priorizar a si, entender que não é preciso dar conta de tudo, lembrar que tudo bem não estar bem, não negligenciar a si, olhar para suas questões, cuidar de suas dores e sintomas. 

 

Questione-se: 

 

Você tem dificuldade em impôr limites, em dizer nãos? Você tem carregado o mundo nas costas? Você tem dificuldade em expressar emoções? Você busca constantemente por validação e aprovação? Você tem feito tudo por todos, negligenciando suas necessidades? A dor psíquica, a dor emocional precisa ser olhada e nos fazer ter a urgência de procurar ajuda profissional. Não funciona ir ao ortopedista apenas quando o braço já caiu. Sua Saúde Mental não é coisa qualquer. 

 

Peça ajuda! 

 

Se custa sua Saúde Mental é muito caro, é inegociável. 

 

Por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental. 

 

Setembro Amarelo: de Setembro a Setembro.

 

(*) Eliane Cabral é Psicóloga Clínica, Especialista em Prevenção e Pósvenção em Suicídio, Especialista em Saúde Mental e psicanalista em percurso.

 

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.