Por André Luís Eugênio de Oliveira
O pertencimento escolar é um conceito fundamental para a construção de uma educação significativa e eficaz. Escolas que cultivam um sentimento de pertencimento entre seus alunos, professores e comunidade, criam um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional.
Quando os alunos são originários da comunidade circundante, o pertencimento escolar é reforçado pelas raízes familiares e históricas. Pais e avós que estudaram na mesma instituição transmitiram valores, tradições e memórias, fortalecendo o vínculo afetivo. Essa herança compartilhada gera um sentimento de orgulho, responsabilidade e identidade.
Por outro lado, escolas que recebem alunos de bairros distantes, muitas vezes enfrentam desafios para estabelecer vínculos duradouros. A rotatividade estudantil, com alunos permanecendo por apenas um semestre ou ano, impede a formação de laços sólidos. Isso prejudica a construção de uma identidade compartilhada e a sensação de pertencimento.
Estudos demonstram que o pertencimento escolar está diretamente relacionado à motivação, autoestima e desempenho acadêmico (Hogg & Abrams, 1990; Baumeister & Leary, 1995). Alunos que se sentem conectados à sua escola apresentam melhores resultados, maior engajamento e menor taxa de evasão.
Para fomentar o pertencimento escolar, é essencial elaborar estratégias: Promover atividades comunitárias e eventos culturais; Incentivar a participação parental e voluntária; Desenvolver programas de mentorias e apoio; Fortalecer a identidade institucional e; Fomentar a comunicação aberta entre alunos, professores e gestores.
Bem como conhecer os desafios:
Superar barreiras socioeconômicas e culturais; Adaptar-se às necessidades diversificadas dos alunos e; Combater a rotatividade estudantil; Manter a qualidade do ensino.
O pertencimento escolar é um fator crucial para o sucesso educacional. Escolas que cultivam vínculos comunitários e promovem a identidade compartilhada oferecem um ambiente rico em oportunidades de crescimento. É essencial investir em estratégias que fortaleçam o pertencimento, garantindo que todos os alunos sejam vistos, ouvidos e valorizados.
André Luís Eugênio de Oliveira
Professor, pós-graduado em Docência, Metodologia de Ensino; graduado em Ciências Humanas.
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