Por Hélio Consolaro*
O que é uma cidade inteligente? É a que busca soluções inovadoras para desafios como mobilidade, energia, segurança, saúde, educação e meio ambiente, integrando diferentes áreas e setores para criar um ecossistema urbano mais eficiente e conectado (IA). Lógico, acima de tudo tecnológica.
Irei abordar apenas um aspecto: mobilidade urbana. Nós cuidamos mais do leito das ruas do que do piso das calçadas. Não é a prefeitura que constrói os passeios, mas o proprietário do imóvel. Agora, quem fiscaliza é a prefeitura. Os prédios antigos continuam como foram feitos, fora do padrão, pedestres não conseguem caminhar pelos passeios públicos. As ruas estão em melhores condições.
A prefeitura esqueceu-se da máxima: todo motorista é antes de tudo um pedestre. Veja então, caro leitor, Araçatuba não é uma cidade inteligente: fala uma coisa em suas leis, mas as administrações que passaram por ela fizeram outra. Ela é mais hipócrita do que inteligente.
Todos os araçatubenses são culpados: toleram esse desleixo.
SOU PALMEIRENSE
Palmeiras sem mundial e rico. Corinthians com mundial e falido. O Verdão faturou R$ 200 milhões com a Copa Mundial de Clubes. Fluminense já faturou mais. Flamengo e Botafogo faturaram bem menos.
Enquanto os torcedores se xingam, os dirigentes contam dinheiro. O Corinthians está tão mal que nem é convidado para os certames milionários.
CENAS URBANAS
Uma vaga de estacionamento misteriosa. Toda vez que precisava de estacionar meu carro para sessão de fisioterapia, ela estava desocupada. Comecei a ficar desconfiado. Os mais velhos ainda estão às voltas com os ditados populares: laranja madura na beira da estrada, ou está bichada ou tem marimbondo no pé.
Fiquei desconfiado. Olhei para cima da árvore que fazia sombra à vaga, uma advertência na placa: cuidado, sujeira de pombos. E o asfalto marcado com manchas.
Dei uma de esperto: as cagadas de pássaros acontecem à noite quando estão dormindo. Durante o dia nada acontece. E estou usando a vaga misteriosa.
Isso acontece porque na zona rural há poucas árvores. E pensar que Araçatuba já foi uma floresta.
ARNON GOMES LANÇA NOVO LIVRO
Sábado, 05/07/2025, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, Araçatuba, das 17h às 20h, numa noite concorrida, lançou seu 11.º: Quase um folião.
Situação e oposição, gente do carnaval e membros da Academia Araçatubense de Letras estiveram presentes. Arnon já foi presidente da AAL por duas vezes, jornalista, professor e escritor.
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro das academias de letras de Araçatuba, Andradina, Penápolis e Itaperuna.
** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação