Opinião

A revolução da realidade virtual: muito além do que você imagina

"Com a evolução da computação quântica e da IA, os ambientes virtuais prometem se tornar ainda mais realistas e intuitivos"
Da Redação
27/04/2025 às 08h42
Imagem gerada por ChatGPT, com prompt do autor Imagem gerada por ChatGPT, com prompt do autor

Por Cassio Betine

 

Apesar de muitos ainda pensarem que a realidade virtual (RV) é um território reservado aos jovens gamers e entusiastas de tecnologia, essa inovação tem se expandido de forma avassaladora e conquistado espaço em diversos campos. Mais do que entretenimento, a RV é uma força transformadora, redefinindo a maneira como interagimos com o mundo e abrindo portas para um futuro vibrante e repleto de possibilidades.

 

Dizem que a ficção um dia pode virar realidade. Pois é, ao assistir a mais recente temporada da série Black Mirror, me inspirei para ver o que está acontecendo nessa área. E para minha surpresa, suas aplicações já estão sendo utilizadas para várias coisas. 

 

A partir das melhorias na resolução de telas, na redução na latência dos sistemas e na maior precisão dos sensores de movimento - que cada dia estão mais instantâneos, o nível das experiências virtuais estão num novo patamar. Ainda, a integração com inteligência artificial (IA) traz interações personalizadas que se adaptam às necessidades individuais. E os óculos standalone, que operam de forma independente, sem depender de computadores ou smartphones, também estão em franca evolução. Tudo isso para garantir aos usuários vivências totalmente imersivas, reais e confortáveis, além de reforçarem a democratização da RV para mais pessoas e setores.  

 

Imagine médicos realizando cirurgias em simuladores incrivelmente detalhados ou pilotos enfrentando condições de risco em ambientes controlados, tudo sem colocar vidas em perigo? Isso já está acontecendo. A RV está sendo um divisor de águas, mesclando teoria e prática de maneira eficaz, com resultados que destacam a retenção de conhecimento e o aperfeiçoamento de habilidades. E é só o começo!

 

Na saúde mental, a realidade virtual oferece uma ferramenta poderosa para enfrentar medos e traumas. A exposição gradual e segura em ambientes virtuais tem sido crucial para tratar fobias e transtornos como ansiedade e estresse pós-traumático. Já na arquitetura e design, ela permite criar protótipos realistas, antecipando ajustes em projetos antes da execução, economizando tempo e dinheiro. Em clínicas de reabilitação física, jogos e exercícios interativos tornam o processo mais motivador e eficaz, unindo inovação e saúde. Tudo isso já vem sendo utilizado com muita frequência.

 

E o que dizer do impacto social? Jogos em RV continuam a evoluir, mas o surgimento de plataformas imersivas de socialização já está conectando pessoas ao redor do mundo de maneiras inimagináveis. A interação em ambientes virtuais abre portas para novas formas de comunicação, colaboração e até mesmo negócios. O horizonte da realidade virtual é brilhante.

 

Com a evolução da computação quântica e da IA, os ambientes virtuais prometem se tornar ainda mais realistas e intuitivos. A integração ao metaverso, por exemplo, vislumbra uma convergência entre trabalho, lazer e socialização em um único espaço digital. Além disso, a fusão com realidade aumentada (RA) dá origem à realidade mista, uma solução híbrida que pode transformar setores como varejo, manufatura e saúde.

 

Se você ainda não viu a última temporada da intrigante da série Black Mirror, deveria. Num dos episódios, o contexto faz uma alusão justamente sobre o tema que estamos falando aqui. Uma produtora faz praticamente a produção inteira de um filme através de uma realidade virtual, onde o ator principal é colocado dentro de cenários e interage com um elenco totalmente artificial.

 

Segundo especialistas e futurólogos, não há dúvida de que a RV já está moldando nosso presente e será um dos principais pilares do futuro. Quando estiver bem popularizada, o acesso à educação e a oferta de alternativas inovadoras na medicina e no entretenimento, entre outras tantas áreas, serão abundantes. Este é o futuro da realidade virtual: uma fusão extraordinária entre criatividade, inovação e impacto real na vida das pessoas. E para quem gosta, isso está apenas começando. Seu verdadeiro potencial promete muitas surpresas.

 

*Cassio Betine é head do ecossistema regional de startups, coordenador de meetups tecnológicos regionais, coordenador e mentor de Startup Weekend e pilot do Walking Together. Cássio é autor do podcast Drops Tecnológicos

 

**Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.