PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Opinião

A importância do servidor público

"... devemos compreender, acima de tudo, que são humanos e devem ser respeitados. E esse respeito deve começar sempre por quem os lidera"
Da Redação
23/01/2024 às 12h23
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Por Marcos Antonio Mendes

 

Os servidores públicos são essenciais para o funcionamento de uma cidade, são eles que prestam todos os serviços de interesse da população, garantem os direitos dos cidadãos e acima de tudo, são pessoas, como qualquer outra, com aspirações, desejos, necessidades e problemas similares aos que qualquer um de nós tem. A diferença é que eles atuam para que todos fiquem bem, seja lá qual for sua função. Seja em áreas da saúde, educação, segurança, transporte, meio ambiente, cultura ou assistência social. Eles são essenciais!

 

Às vezes são até menosprezados ou tratados com desdém por muitas pessoas. É claro que, como qualquer empresa, há os que se envolvem mais com seu trabalho, outros menos, mas independentemente disso, devemos compreender, acima de tudo, que são humanos e devem ser respeitados. E esse respeito deve começar sempre por quem os lidera. Quando respeitados, o espírito de participação reflete no dia a dia de cada um, inclusive na sua vida particular, dentro de sua casa. E isso, com certeza, faz a diferença e aumenta muito, mas muito, as chances de qualquer cidade, pequena, média ou grande, prosperar.

 

Quem não deseja ser bem atendido quando vai solicitar algum serviço da Prefeitura? Se uma pessoa o atende com cara fechada, chateada ou de mau humor, isso reflete para o outro, o outro para outro e acaba virando uma corrente negativa. Por outro lado, quando alguém o recebe com sorriso e uma real vontade de entender sua necessidade, a coisa muda bastante, não é mesmo! (Quem nunca passou por isso?).

 

Também não podemos ser tão ingênuos e imaginar um mundo perfeito e cheio de maravilhas, mas sempre temos a opção de fazer o melhor que pudermos. Por isso, algumas coisas são fundamentais, como por exemplo, ouvir os servidores. Mas ouvir mesmo, não apenas fingir que ouve. Isso é fundamental para uma gestão mais inteligente e justa, pois são eles o termômetro da cidade, são a linha de frente, o elo com a população. É ali que se sabe o verdadeiro sentimento de como realmente estão as coisas na cidade.

 

Hoje, nesse nosso “Brasilzão”, a média de servidores públicos em relação à população empregada no Brasil é de 12,5%. Ou seja, em cada 100 habitantes, 12 trabalham como servidores públicos. Isso é só uma média, algumas cidades têm mais, outras menos. E se pensarmos que para cada servidor, há mais 2 ou 3 pessoas que dependem dele em sua casa, esse número pode subir para 36%. Então, a cada 100 pessoas, 36 são ligadas diretamente à prestação de serviços de um município. E isso é bem relevante.

 

É claro que todos nós merecemos respeito, mas aqui neste artigo a referência é a essa classe de trabalhadores que literalmente se dedica ao bem comum. Portanto, o respeito a eles é tão importante quanto necessário, e termos consciência do seu papel no processo que mantém nossa cidade funcionando é uma forma de valorizá-los e engajá-los no propósito de todos, que é tornar sua cidade o melhor lugar para se viver.

 

Ao considerarmos essa condição, podemos ter certeza que o benefício é para todos!

 

Marcos Antonio Mendes é cidadão buritamense e pequeno produtor rural

 

*Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.