O Tribunal do Júri de Birigui (SP) absolveu Adilson Santana da Silva, conhecido como Careca, em julgamento realizado na última quinta-feira (12), no qual ele foi denunciado por homicídio tentado qualificado por motivo fútil.
Segundo a denúncia, no início da noite de 1º de março de 2022, o réu tentou matar outro homem com golpes de faca. O crime teria ocorrido na rua Maurício Stábile, no bairro Quemil.
Na ocasião, o réu teria ido à residência da vítima e exigido que ela pagasse uma cerveja. Ainda de acordo com a vítima, na ocasião o morador no imóvel estaria cuidando do filho de 3 anos de idade e teria recusado atender o pedido.
Facadas
Careca teria deixado o imóvel, mas retornado pouco tempo depois, e novamente exigiu que o colega pagasse uma cerveja a ele, o que foi recusado. Diante disso, ele teria se irritado e veio a sacar a faca que trazia consigo.
O réu teria atacado a vítima, que foi atingida no braço, que utilizou para se defender, mas chegou a sofrer outros ferimentos pelo corpo. Após o ataque o autor teria fugido, enquanto a vítima foi levada ao pronto-socorro municipal, onde recebeu atendimento médico.
Preso
Consta ainda que Careca foi preso em flagrante na ocasião e em audiência de custódia teve a prisão preventiva decretada. Porém, posteriormente ele foi beneficiado com a liberdade provisória e aguardava julgamento solto.
Após a apresentação da denúncia, em 2022, a defesa de Careca alegou legítima defesa. Durante o julgamento na quinta-feira, tanto a defesa como o Ministério Público, representado pelo promotor de Justiça Rodrigo Mazzilli Marcondes, pediram a absolvição.
Eles foram atendidos pelos jurados e a sentença foi proferida pela juíza Moema Moreira Ponce Lacerda, que presidiu o Júri.