Justiça & Cidadania

Jovem preso com 4,5 toneladas de maconha tem prisão preventiva decretada

Passou por audiência de custódia e terá a defesa feita por escritório de advocacia de Birigui
Lázaro Jr.
01/11/2024 às 08h13
Caminhão usado para transportar a droga era roubado (Foto: Lázaro Jr.) Caminhão usado para transportar a droga era roubado (Foto: Lázaro Jr.)

O jovem de 23 anos, que foi preso em flagrante na noite de terça-feira (29) em Birigui (SP), acusado de transportar aproximadamente 4,5 toneladas de maconha, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça durante audiência de custódia.

 

Ele, que é morador no Estado de Mato Grosso do Sul, terá a defesa feita pelo escritório de advocacia Lima & Lima, de Birigui. O flagrante foi feito em Araçatuba, devido à grande quantidade de droga, porém, o inquérito será instaurado pelo 2º Distrito Policial.

 

O delegado Nilton Aparecido Marinho será o responsável por ouvir o depoimento do investigado, que foi preso após telefonar para a polícia alegando que teria sido vítima de uma tentativa de sequestro.

 

Consta no boletim de ocorrência que ao ser encontrado por policiais militares da Força Tática na rua Dona Augusta Sanches, no bairro Novo Jardim Stábille, o jovem confirmou ter solicitado o atendimento.

 

Ferimentos

 

Ele estava nervoso, dizia frases desconexas e tinha ferimentos no joelho e nos pés. Após se identificar como sendo da cidade de Mundo Novo (MS), o investigado teria dito que fazia um transporte com um caminhão de um tio dele, para Birigui.

 

De acordo com ele, ao estacionar o Ford Cargo, ele teria sido surpreendido por três ou quatro desconhecidos que estavam armados e teriam tentado sequestrá-lo. O caminhão foi encontrado na rua Siqueira Campos, ligado e com as portas abertas.

 

Roubado

 

Segundo a polícia, havia diversos tabletes de maconha na cabine e o restante da carga estava debaixo de paletes cobertos por lonas, na carroceria. As placas instaladas no caminhão seriam de outro veículo e ao consultar o chassi, foi constatado que ele havia sido roubado em São Paulo.

 

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, após a descoberta da droga, o investigado teria confessado que havia recebido R$ 3.000,00 para transportá-la até Birigui. Ele estava com R$ 3.000,00 em dinheiro e dois celulares que foram apreendidos. Ele teria confirmado a versão de que teria sido abordado pelos supostos sequestradores.

 

Defesa

 

O advogado Milton Walcinir de Lima, que assumiu a defesa do acusado, informa que aguardará o andamento da investigação, mas entende que as informações obtidas inicialmente são de pouco valor probatório. "Ele foi ouvido em um momento que dizia coisas desconexas, sem ser informado da garantia de se manifestar na presença de um advogado", argumenta.

 

Inicialmente o investigado deve ser indiciado por tráfico de drogas, receptação do caminhão roubado e adulteração do sinal identificador do veículo.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.