O Gaeco (Grupo de Atualização Especializada de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público está investigando o contrato da Prefeitura de Araçatuba (SP) com a Mahatma Gandhi.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, a ação é consequência da "Operação Duas Caras", que foi deflagrada em 7 de agosto pelo próprio órgão, que investiga suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro e apura desvios milionários de recursos públicos, com valores que ultrapassariam R$ 1,6 bilhão.
No caso de Araçatuba, a Mahatma Gandhi foi responsável pela gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de setembro de 2019 a abril de 2025, quando foi substituída pela Zatti Saúde, que é ligada ao Unisalesiano.
Para auxiliar nas investigações, o Gaeco encaminhou e-mail à Prefeitura, solicitando cópia do procedimento de seleção da entidade e do acompanhamento dos contratos de gestão, com as respectivas prestações de contas.
O órgão também quer ser informado sobre eventuais irregularidades identificadas pela administração municipal em cumprimento ao seu dever de fiscalização contratual. Caso alguma irregularidade tenha sido constatada, a Prefeitura deverá encaminhar os relatórios produzidos.
Por fim, o município terá que indicar quem são os responsáveis pela gestão e fiscalização dos contratos com a entidade investigada, para que eles possam ser ouvidos em busca de esclarecimentos, especialmente em caso de irregularidades que tenham sido identificadas pela Prefeitura ao longo da fiscalização dos contratos.