Justiça & Cidadania

Gaeco investiga contrato da Mahatma Gandhi com a Prefeitura de Araçatuba

Órgão quer informações sobre o contrato com a entidade, que gerenciou as UBSs do município entre 2019 2025, até ser substituída pelo Unisalesiano na atual administração
Lázaro Jr.
16/09/2025 às 11h00
Foto: Ilustração/Divulgação Foto: Ilustração/Divulgação

O Gaeco (Grupo de Atualização Especializada de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público está investigando o contrato da Prefeitura de Araçatuba (SP) com a Mahatma Gandhi.

 

Segundo o que foi apurado pela reportagem, a ação é consequência da "Operação Duas Caras", que foi deflagrada em 7 de agosto pelo próprio órgão, que investiga suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro e apura desvios milionários de recursos públicos, com valores que ultrapassariam R$ 1,6 bilhão.

 

No caso de Araçatuba, a Mahatma Gandhi foi responsável pela gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de setembro de 2019 a abril de 2025, quando foi substituída pela Zatti Saúde, que é ligada ao Unisalesiano.

 

Para auxiliar nas investigações, o Gaeco encaminhou e-mail à Prefeitura, solicitando cópia do procedimento de seleção da entidade e do acompanhamento dos contratos de gestão, com as respectivas prestações de contas.

 

O órgão também quer ser informado sobre eventuais irregularidades identificadas pela administração municipal em cumprimento ao seu dever de fiscalização contratual. Caso alguma irregularidade tenha sido constatada, a Prefeitura deverá encaminhar os relatórios produzidos.

 

Por fim, o município terá que indicar quem são os responsáveis pela gestão e fiscalização dos contratos com a entidade investigada, para que eles possam ser ouvidos em busca de esclarecimentos, especialmente em caso de irregularidades que tenham sido identificadas pela Prefeitura ao longo da fiscalização dos contratos.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.