Justiça & Cidadania

Fórum de Andradina já conta com 4ª Vara e Unidade de Processamento Judicial

Sessão foi conduzida pelo presidente do tribunal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia
Da Redação
20/10/2025 às 18h59

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo instalou a 4ª Vara e a UPJ (Unidade de Processamento Judicial) da Comarca de Andradina, em solenidade, realizada no Fórum Homero Rodrigues Silva, na última quinta-feira (16).

 

A sessão foi conduzida pelo presidente do tribunal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e contou com autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, magistrados, representantes de instituições do sistema de Justiça e jurisdicionados.

 

Segundo o que foi divulgado, a medida representa um avanço significativo para a prestação jurisdicional em uma comarca que concentra cerca de 16 mil processos em andamento. Já a UPJ moderniza a organização interna, otimiza recursos humanos e amplia a eficiência no andamento processual, com ganhos comprovados de produtividade.

 

O juiz titular da 4ª Vara de Andradina será Marcos Vinicius Krause Bierhalz e o juiz corregedor da UPJ será Mateus Moreira Siketo.

 

Cerimônia

 

A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional pela estudante Evelyn Sophia Nascimento Ribeiro, da escola municipal Ondina Hoffig Castilho, acompanhada pelo professor Valdeir Fernandes Corrêa. 

 

Na sequência, o juiz diretor do Fórum de Andradina, Paulo Victor Alvares Gonçalves, destacou os desafios do Judiciário diante do crescimento da demanda e da necessidade de modernização.

 

“Apenas com a adoção de medidas modernizadoras, como a instalação da presente Unidade de Processamento Judicial, é que o Poder Judiciário conseguirá atender aos anseios da sociedade no tempo que ela deseja”, disse.

 

Conquista

 

O presidente regional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Gustavo Costa Soares Corazza, representou o presidente da Seção São Paulo e ressaltou o caráter histórico da instalação. Para ele, a criação da 4ª Vara representa uma conquista institucional alinhada às necessidades locais.

 

“Com esta nova unidade, a Advocacia, o Poder Judiciário e o Ministério Público caminham lado a lado, unidos no propósito de fazer a Justiça que a sociedade tanto clama – uma Justiça efetiva, próxima e comprometida com a dignidade do cidadão”, comentou. 

 

A promotora Rúbia Prado Motizuki, que representou o procurador-geral de Justiça e falou em nome do Ministério Público, destacou o vínculo com a comarca e o fortalecimento das instituições por meio da cooperação.

 

“As conquistas do Tribunal também são as conquistas do Ministério Público, porque ganhamos a oportunidade de trabalhar melhor e de forma mais combativa e mais atuante”, discursou, antes de agradecer aos envolvidos na concretização dessa instalação, “porque é uma vitória de todos”

 

Cidadão honorário

 

Aproveitando a solenidade, a vice-presidente da Câmara de Andradina, Eloá Pessoa da Silva Harada Teixeira, entregou o Título de Cidadão Honorário Andradinense ao presidente do TJ-SP. Os coordenadores da 37ª Circunscrição Judiciária, desembargadores Paulo Magalhães da Costa Coelho e Nelson Paschoal Biazzi Júnior, receberam o Título de Cidadão Andradinense.

 

Durante a cerimônia, o prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, relembrou a trajetória dele ligada ao fórum local, na época em que advogou, e destacou a responsabilidade do serviço público no atendimento à população.

 

Ele disse sentir orgulho da história construída e enfatizou o compromisso coletivo com a boa gestão. “Todos têm que fazer acontecer, porque no final do dia todos nós somos servidores públicos e estamos aqui para trabalhar para o cidadão”

 

Ampliação do atendimento

 

Em discurso, o presidente do tribunal informou que estudos indicaram a necessidade de ampliar o atendimento no Fórum da Comarca de Andradina. “Já era prestado um bom serviço na comarca, como foi reconhecido aqui, nos discursos, mas será ainda melhor. Tenho absoluta certeza de que a população será acolhida e com muito mais qualidade e eficiência”, concluiu.

 

O desembargador substituto na 5ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, Emerson Sumariva Júnior, que é de Araçatuba, prestigiou a cerimônia, assim como o juiz diretor da 2ª RAJ, Antonio Fernando Sanches Batagelo, e o juiz diretor do Fórum de Birigui, Eric Douglas Soares Gomes.

 

O diretor do Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária) de Araçatuba, delegado Mauro Gabriel, representou o delegado-geral da Polícia Civil.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.