O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) instala, nesta quinta-feira (16), às 14h30, a 4ª Vara e a Unidade de Processamento Judicial de Andradina. A cerimônia será conduzida pelo presidente do tribunal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, no Fórum Homero Rodrigues Silva.
De acordo com juiz diretor do fórum de Andradina, Paulo Victor Alvares Gonçalves, as instalações representam um reforço para a prestação jurisdicional na comarca. “Sabemos a diferença que farão para a efetividade da judicatura e celeridade dos julgamentos. Com o aumento da litigiosidade, a adoção de medidas modernizadoras, como a implantação da UPJ, é fundamental”, afirma.
O juiz Marcos Vinicius Krause Bierhalz será o titular da 4ª Vara. Já a UPJ terá como corregedor o juiz Mateus Moreira Siketo. Ela atenderá as demandas das 1ª a 4ª Varas.
A UPJ unifica ofícios de mesma competência para dar mais eficiência ao andamento dos processos e adota melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As antigas seções se transformam em equipes mais ágeis, com funções específicas e gestores responsáveis.
As varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional dos ofícios.
Andradina tem 59,7 mil habitantes (IBGE/22) e 16,1 mil processos em andamento. É sede da 37ª CJ (Circunscrição Judiciária), coordenada pelo desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, e integra a 2ª RAJ (Região Administrativa Judiciária) – Araçatuba, que tem como diretor o juiz Antonio Fernando Sanches Batagelo.