Cotidiano

Zona azul tem vagas para pessoas com mobilidade reduzida na Santa Casa desde 2017

Segundo a Arapark, são cerca de 58 vagas para pacientes em tratamento de longa duração no entorno do hospital
Da Redação
16/08/2023 às 08h05
Vagas destinadas a pacientes em atendimento na Santa Casa de Araçatuba (Foto: Divulgação/Arapark) Vagas destinadas a pacientes em atendimento na Santa Casa de Araçatuba (Foto: Divulgação/Arapark)

A Arapark, empresa responsável pelo estacionamento rotativo em Araçatuba (SP), informa que mantém aproximadamente 58 vagas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida no entorno da Santa Casa. Essas vagas, segundo o que foi informado, são para atendimentos de urgência e emergência para pacientes que fazem tratamentos diários em qualquer um dos serviços prestados pelo hospital.

 

Durante a sessão da Câmara na última segunda-feira (14), o vereador Arlindo Araújo (MDB) teve rejeitado um projeto, que de acordo com ele, beneficiaria com vagas de estacionamento, pessoas com mobilidade reduzida em função de tratamento de câncer e de doença renal.

 

Em 20 de fevereiro de 2017, a Arapark fez uma publicação na página dela no Facebook, informando que os pacientes em tratamento de longa duração, atendidos no CTO (Centro de Tratamento Oncológico) e Hospital do Rim, da Santa Casa, estariam aprovando a criação do estacionamento rotativo e das vagas especiais ao redor do hospital.

 

Segundo a publicação, os pacientes ouvidos relataram que antes era impossível parar próximo à unidade e tinham dificuldade para caminhar longas distâncias para ir ou retornar de um tratamento, considerado desgastante. “Todos são unânimes e dizer que agora é fácil encontrar vagas, independentemente de ser especial ou não”, consta na publicação, seguida de sete depoimentos de pacientes que utilizariam essas vagas.

Utilização

 

No mesmo mês, o vereador Dunga (UB) também fez uma publicação na página dele no Facebook para dar visibilidade ao direito de vagas especiais a esse público no entorno do hospital. Segundo o que foi informado na ocasião, a qualquer hora do dia, pacientes cadeirantes ou com limitações na mobilidade podem ser levados de carro até as portarias de entrada do hospital, CTO e Radioterapia, Ambulatório e do Hospital do Rim para desembarque.

 

Depois que o paciente é acomodado no local de atendimento, o acompanhante pode usar qualquer uma das vagas demarcadas no entorno do hospital, para estacionar o veículo, sem limite de tempo.

Como usar

 

Ainda segundo o que foi divulgado, para fazer uso da vaga especial é necessário a deixar o cartão de utilização no painel do veículo. O cartão é oferecido mediante cadastramento, que é feito no Atende Fácil (Rua Oscar Rodrigues Alves, 295).

 

Para o cadastro é preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e atestado médico fornecido pela unidade onde o tratamento é realizado. Pacientes de outros municípios da região também podem se cadastrar, procurando as prefeituras das respectivas cidades.

 

Santa Casa afirma que paciente com mobilidade reduzida têm acesso aos serviços de atendimento

 

A reportagem consultou a assessoria de imprensa da Santa Casa, que afirmou que os pacientes com mobilidade reduzida que fazem tratamento em qualquer um dos setores da instituição, podem ser levados de carro até os acessos das portarias, incluindo o CTO, a Radioterapia e o Hospital do Rim.

 

Segundo o que foi informado, os condutores dos veículos com esses passageiros podem ir até à porta de acesso para desembarque e depois procurar uma vaga na via pública, inclusive a destinada a esse público, caso seja credenciado.

 

Até mesmo no estacionamento privativo, que fica no pátio do hospital, oferece tolerância de 10 minutos para o condutor do veículo entrar para deixar paciente para atendimento ou buscá-lo após alta médica.

 

O mesmo vale para o Ambulatório de Especialidades Médicas e Unidades para exames de diagnósticos, que têm acesso por esse estacionamento, segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.