Cotidiano

Vagas de curta duração passam a funcionar como teste nesta terça-feira

Mudança vale, de fato, a partir de sexta-feira, quando o comércio funcionará até mais tarde pela Black Friday
Da Redação
24/11/2025 às 15h52
Demarcação das vagas de curta duração foi concluída nesta segunda (Foto: Divulgação) Demarcação das vagas de curta duração foi concluída nesta segunda (Foto: Divulgação)

Estarão disponíveis para os usuários a partir desta terça-feira (25), as novas vagas de estacionamento de curta duração que foram criadas para aumentar a rotatividade de veículos na região central de Araçatuba (SP).

 

Ao todo, são 110 vagas que poderão ser ocupadas por no máximo 30 minutos, período em que os veículos devem ser mantidos com o pisca alerta ligado. Essas vagas ficam no entorno da praça Rui Barbosa e nas vias adjacentes do Calçadão.

 

Segundo a Prefeitura, a pintura das guias com tinta branca demarcando onde ficarão essas vagas foi concluída nesta segunda-feira (24). Os usuários que necessitarem de mais tempo deverão utilizar as vagas que não foram sinalizadas, que somam cerca de 1,3 mil no perímetro central.

 

Adaptação

 

A fiscalização pelo uso dessas vagas será feita por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Em nota, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, explica que entre terça (25) e quinta-feira (27), os agentes apenas medirão o tempo de permanência dos veículos e orientarão os motoristas sobre as regras. 

 

Ainda de acordo com ele, nestes primeiros dias nenhum motorista será autuado por ultrapassar o prazo de ocupação das vagas de curta duração. Porém, a partir de sexta-feira (28), a fiscalização passa a autuar aqueles que excederem o tempo permitido. 

 

A infração por estacionar fora da regulamentação de curta duração é classificada como grave, com multa no valor de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na carteira de habilitação.

 

Rotatividade

 

A Prefeitura informa que a criação das vagas de curta duração tem como objetivo garantir a rotatividade de veículos e facilitar o acesso de consumidores ao centro da cidade, enquanto a zona azul não é reimplantada.

 

“É uma solução pensada para o comércio e para os cidadãos que vão à região central da cidade para fazer suas compras de Natal e necessitam estacionar seus veículos por pouco tempo”, informa nota divulgada à imprensa.

 

A fiscalização entra em vigor na sexta-feira, justamente por ser a Black Friday, dia em que o comércio funcionará até mais tarde para atender as pessoas que forem à área central em busca de promoções.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.