Cotidiano

UBSs de Araçatuba passam a oferecer pesquisa de satisfação para pacientes

Zatti Saúde também fortaleceu o trabalho colaborativo com cardiologistas, obstetras e pediatras, que atuam juntos com as equipes de Saúde da Família
Da Redação
18/06/2025 às 16h09
Acesso é por meio de QR code disponibilizado nas recepções das unidades (Foto: Divulgação) Acesso é por meio de QR code disponibilizado nas recepções das unidades (Foto: Divulgação)

A Zatti Saúde, entidade ligada ao Unisalesiano que passou ser responsável pelo atendimento da Atenção Primária de Saúde em Araçatuba (SP) no dia 1.º deste mês, implantou novidades no atendimento nas 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

 

Uma delas foi a pesquisa de satisfação aos pacientes atendidos. Segundo o que foi divulgado, o levantamento tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços e identificar pontos que podem ser aprimorados. A pesquisa pode ser acessada nas recepções das unidades, por meio de placas com QR Code.

 

Para participar, basta o paciente ou acompanhante apontar a câmera do celular para o código e acessar o formulário eletrônico. O questionário conta com quatro perguntas. Além de informar em qual unidade foi atendido, o usuário pode avaliar o tempo de espera e a qualidade do atendimento recebido. 

 

Ao final, há um espaço destinado para que os participantes relatem sua experiência e deixem sugestões de melhorias. A pesquisa também pode ser acessada diretamente por este link.

 

Aperfeiçoamento

 

A pesquisa de satisfação já vinha sendo aplicada nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial e, de acordo com a entidade, as informações coletadas auxiliam no aperfeiçoamento dos atendimentos realizados nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

 

O diretor médico da Zatti Saúde, Antônio Poletto, afirma que a iniciativa busca fortalecer um atendimento mais humano e alinhado às necessidades da população. “A pesquisa é um instrumento fundamental para assegurar um atendimento mais humano”, diz.

 

De acordo com ele, a pesquisa permite que a entidade ouça diretamente a população que utiliza os serviços, para entender as necessidades e identificar possíveis falhas no acolhimento.

 

Já o coordenador médico da Zatti Saúde, Ângelo Jacomossi, reforça que a ação fortalece a participação social dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “Priorizando a escuta ativa de quem utiliza o SUS, fortalecemos a construção de políticas públicas mais eficientes, sensíveis e conectadas com as necessidades reais da população”, completa.

 

Matriciamento

 

A outra novidade anunciada foi o fortalecimento do sistema de apoio matricial, estratégia considerada fundamental para qualificar os serviços na Atenção Primária. Também chamado de apoio matricial, a iniciativa é uma forma de trabalho colaborativo, no qual profissionais de diferentes especialidades, como cardiologistas, obstetras e pediatras, atuam juntos com as equipes de Saúde da Família. 

 

Segundo o que foi informado, essa integração permite um cuidado mais completo, eficiente e humanizado, ampliando a capacidade de resolução dos casos atendidos na UBS. Na prática, esse apoio ocorre por meio de discussões de casos em reuniões realizadas a cada 15 dias.

 

Também são realizadas capacitações dos profissionais das UBSs, que recebem suporte de especialistas, fortalecendo a capacidade de resolver os problemas de saúde dos pacientes sem que eles precisem, necessariamente, buscar outros níveis de atendimento.

 

O modelo surgiu em 2008, quando era chamado de Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). Com o amadurecimento do processo, em 2018 passou a ser denominado Nasf-AB, ampliando ainda mais seu alcance. Mais recentemente, em 2023, uma portaria do Ministério da Saúde atualizou o nome para Apoio Multiprofissional na Atenção Básica, conhecido como e-Multi.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.