O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu durante visita a Guararapes na tarde de sábado (1), que o governo do Estado irá duplicar a via de acesso Tenente Rio Branco Antunes, que liga a rodovia Marechal Rondon (SP-300), à entrada da cidade.
A promessa foi feita durante a formatura das novas turmas do programa Caminho da Capacitação, realizada no Centro de Recuperação e Integração do Excepcional Luiz Dias.
Durante discurso, Tarcísio comentou que o prefeito Alex Arruda reivindicou a duplicação de toda a extensão da via e que, como foi feito em Penápolis, também será realizado em Guararapes. “Esse acesso aqui e Guararapes vai chegar, nós vamos fazer”, afirmou.
Em Penápolis, a duplicação foi executada pela concessionária Via Rondon, que administra a Marechal Rondon e também é responsável pelas marginais ao longo do trecho de concessão. No caso, foram investidos mais de R$ 102,2 milhões na duplicação de cinco quilômetros de pista, com implantação de ciclovia, calçada, sistema de drenagem e nova sinalização.
Pedido antigo
Em pesquisas, a reportagem apurou que a duplicação da via de acesso a Guararapes é uma reivindicação antiga. Há inclusive o registro de uma indicação do então deputado Bruno Covas, no site da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), feito em março de 2009 e arquivado no mês seguinte.
Em agosto deste ano, vários vereadores da cidade também protocolaram uma indicação no mesmo sentido na Câmara de Guararapes. E no mês de outubro, o prefeito e o presidente da Câmara, Rodolfo Silva, estiveram em São Paulo para tratar do assunto.
Segundo o que foi divulgado, na ocasião eles estiveram com o presidente da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), André Isper, e com o deputado federal Maurício Neves e de um assessor do deputado estadual Carlão Pignatari.