Cotidiano

Simulado de acidente aéreo tem grande mobilização no aeroporto de Araçatuba

Ação faz parte do ciclo de treinamentos obrigatórios do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil
Lázaro Jr.
14/08/2025 às 20h13

Uma aeronave com pane no trem de pouso causa um grave acidente no aeroporto estadual Dario Guarita, em Araçatuba (SP), deixando 27 pessoas feridas, entre elas, uma não resistiu e foi a óbito. Esse foi o cenário montado para um treinamento que envolveu diversos órgãos de segurança, realizado nesta quinta-feira (14) e organizado pela ASP – Aeroportos Paulistas, que administra o aeroporto.

 

Apesar de ser uma simulação, o trabalho chamou a atenção de quem viu a mobilização pelas ruas da cidade, envolvendo várias equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Guarda Municipal e das polícia Federal e Militar, inclusive com participação do helicóptero Águia.

 

Simulado

 

Chamado de Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica, o trabalho simulou a colisão de uma aeronave, resultando em incêndio. Os primeiros a chegarem foram os Bombeiros do Aeródromo, que lançaram jatos de água sobre duas aeronaves que foram disponibilizadas para a simulação.

 

Em seguida chegaram os bombeiros e as equipes do Samu, que passaram a resgatar as vítimas, que passaram pelo procedimento de triagem, que identificou que 14 estavam em condições de serem removidas caminhando. As demais precisaram de auxílio de macas para serem levadas para área de segurança e de lá, foram encaminhadas de ambulância para atendimento médico.

 

O exercício simulou ainda a aplicação do Pafavida (Plano de Auxílio a Familiares de Vítimas de Acidentes Aéreos), que prevê protocolos de acolhimento, comunicação e suporte emocional. Nesta etapa participaram universitários do Unisalesiano, que também contou com estudantes de Medicina, e grupo de voluntários Legendários.

 

O treinamento contou ainda com apoio de integrantes dos cursos técnicos de enfermagem e artes cênicas do Senac, que participaram diretamente dos trabalhos.

 

Importante

 

O coordenador da ASP, João Paulo, explicou que o simulado não é obrigatório para o aeroporto de Araçatuba, devido ao porte, mas que a concessionária tem a cultura de promovê-lo em todos os aeroportos que administra.  “Não só para treinar a nossa equipe de resposta a emergência, os nossos bombeiros, como inserir também toda sociedade” , disse.

 

Ele considerou o resultado do treinamento muito positivo e contou que o simulado teve a presença de órgãos reguladores do Estado e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).  “A gente vê que conseguimos simular de uma maneira bastante real e também medir como que é a resposta a uma simulação dessas” , comentou.

 

Polícia Federal

 

A Polícia Federal emitiu nota informando que participou do treinamento com cinco viaturas, nove agentes, dois peritos criminais e o delegado, que atuou na coordenação das ações na sala de crise.

 

O órgão é o responsável por toda a área restrita do aeroporto e posicionou as viaturas em pontos estratégicos do acidente simulado, prestando apoio e garantindo a segurança do local durante o exercício. “A corporação desempenhou papel fundamental no controle de acesso e na prevenção de incidentes durante a operação simulada” , informa em nota.

 

A PF possui atribuição constitucional de exercer o policiamento aeroportuário e atuar na prevenção e repressão de crimes nesses locais, a capacitação constante do efetivo é fundamental para garantir a segurança de passageiros, tripulações e demais usuários.

 

“Exercícios como este fortalecem a prontidão operacional e a integração entre as forças, assegurando que todos estejam preparados para responder de forma rápida e eficaz em situações críticas”, reforça.

 

Parceria

 

A Prefeitura também emitiu nota sobre a participação do exercício simulado e nela, o secretário municipal de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, que esteve presente, ressaltou a importância da integração. “Treinamentos como este fortalecem a capacidade de resposta das equipes e garantem mais segurança para a população em situações reais de emergência”, comenta.

 

Também participou pela administração municipal, o coordenador da Defesa Civil de Araçatuba, Eduardo Cardozo, e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Mauro Yamanoi, responsável pelo cerimonial.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.