O secretário de Saúde de Araçatuba (SP), Daniel Martins Ferreira Júnior, realizou na última segunda-feira (5), uma visita técnica na obra realizada na Santa Casa, para implantação de mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e pediátricos no hospital.
O município está custeando a adequação, destinando R$ 450 mil do valor a que tem direito do Programa Mais Médicos, referente ao curso de Medicina do Unisalesiano.
Segundo a Prefeitura, na visita ele estava acompanhado do diretor técnico da Santa Casa, Ronaldo Chideroll, e do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do Unisalesiano, André Ornellas.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, trata-se de um projeto de grande porte, que envolve a parte hidráulica, elétrica, piso, sistema de climatização, revestimento e forro. As obras são executadas pela empresa JE Construções, que precisa respeitar protocolos em relação ao ambiente hospitalar.
Acompanhamento
Na nota divulgada à imprensa, o secretário de Saúde informa que a visita teve como objetivo verificar o andamento das obras, para que seja garantido um atendimento adequado às crianças que necessitam de cuidados intensivos.
“Também estamos agilizando, junto ao Estado, a aquisição dos equipamentos para a UTI”, afirma o secretário. É que além da adequação estrutural no prédio, para colocar os novos leitos em funcionamento será necessário adquirir os aparelhos.
O custo previsto é de aproximadamente R$ 1 milhão, que deve ser financiado pela Secretaria Estadual de Saúde. O Estado também deve custear o funcionamento desses leitos, por meio do SUS Paulista, até que ocorra o credenciamento pelo Ministério da Saúde.
Ampliação
As obras de reforma para ampliação da UTI neonatal e pediátrica da Santa Casa de Araçatuba tiveram início em 28 de abril. Os dez leitos para reforçar o tratamento intensivo de crianças de 0 a 14 anos serão instalados em área anexa à UTI Neonatal 2, no terceiro andar da torre principal do hospital.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Santa Casa e o Unisalesiano, em esforço conjunto com o governo do Estado. A Santa Casa é referência para esse tipo de atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) para 40 municípios da área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).
Dos 20 leitos intensivos disponíveis atualmente, 17 são neonatais e apenas três são pediátricos. A obra prevê a abertura de mais sete leitos intensivos pediátricos e três neonatais.