O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, visitou Araçatuba (SP) nesta terça-feira (9) e voltou a afirmar que a cidade terá um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico, também chamado de AME Mais. Ele esteve em Araçatuba para participar da 3º Ciclo de Oficinas de Regionalização da Saúde, evento que aconteceu no auditório da Unip, seguido de um encontro com vários prefeitos da região.
Ao falar com a imprensa, Eleuses informou que uma das prioridades da secretaria para a região, é ampliar o AME. “A ideia é praticamente acoplar o AME a um hospital dia”, disse. De acordo com ele, o terreno doado pela Prefeitura já foi incorporado ao patrimônio do Estado e chamamento para licitação para a construção do prédio deve ser publicado nos próximos dias. “A ideia nossa é que num prazo de até 12 meses nós possamos estar com essa unidade funcionando”, afirmou.
O anúncio de que Araçatuba teria um AME Cirúrgico foi feito pela Prefeitura em agosto de 2019. Em setembro do mesmo ano, a Câmara aprovou projeto autorizando a doação de uma área de terra para o Estado construir o imóvel para abrigar o serviço. Esse terreno com 2.243 m² está localizada na esquina das ruas José Bonifácio e Amazonas, no bairro Vila Mendonça, ao lado do AME.
Na época, foi divulgado que o AME Cirúrgico ofereceria mensalmente cerca de 450 cirurgias de baixa e média complexidade de várias especialidades, além de 3,2 mil consultas médicas.
AME Penápolis
Eleuses também confirmou a instalação de um AME em Penápolis. De acordo com ele, a Prefeitura já conseguiu aprovação da Câmara para o projeto que faz a doação da área para a construção ao Estado.
Ainda segundo o secretário, falta o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) oficializar a incorporação desse imóvel ao Estado para abrir a licitação para a construção. “Estamos calculando uns 18 meses de construção. Então eu acredito que estamos a uns 18 meses de ter um AME funcionando”, declarou.
Digital
Ele reforçou que o AME de Penápolis será o primeiro do Estado do tipo digital. “Esse vai ser um grande desafio nosso”, disse, explicando que em Dracena, por exemplo, há muita dificuldade para atendimento neuropediátrico, que é demanda corrente.
Para atender essa demanda na cidade, de acordo com ele, especialistas da USP farão esse atendimento via saúde digital. “Então a ideia é ter o atendimento presencial, que vai ter no AME de Penápolis, mas também ter uma retaguarda da USP e de outras universidades para estar melhorando a resolutividade e a qualidade da assistência”, explicou, acrescentando que a partir da instalação desse serviço, será possível comparar a resolutividade entre os dois tipos e AME.
Hospital de Birigui
Sobre o Hospital Estadual de Birigui, Eleuses informou que a licitação está em andamento, mas houve um questionamento judicial por parte de uma das empresas que participaram da concorrência. Porém, ele acredita que nos próximos a pendência será solucionada para que se possa homologar o resultado da licitação e assinar o contrato.
Ainda de acordo com ele, a previsão é de que a obra de construção do complexo de sete andares dure dois anos, mas o governo do Estado pedirá agilidade à futura contratada para tentar reduzir esse prazo.
O secretário estava acompanhado do diretor do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, Francisco Carlos Bassalobre, que reforçou que tanto a ampliação do AME de Araçatuba como a instalação de um AME em Penápolis são baseadas nas oficinas de regionalização.
Reestruturação
Por fim, o secretário de Saúde comentou que o foco é fazer aporte maior de leitos e de estrutura para melhorar a assistência em saúde na região. Para isso, está sendo feita uma reestruturação na Santa Casa e foi implantada a tabela SUS Paulista para aumentar o atendimento de baixa e média complexidade nos pequenos hospitais.
Ele citou como exemplo, o investimento feito no Hospital Estadual de Mirandópolis, que de acordo com Eleuses, ganhou um pronto-atendimento e aumentou o volume de cirurgias eletivas realizadas. A proposta, segundo o secretário, é criar até 60 novos leitos neste hospital até o final do ano.