A Santa Casa de Araçatuba (SP) recebeu a visita da deputada estadual Ana Perugini (PT), que declarou apoio na luta para obtenção de um novo acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de pacientes oncológicos.
O hospital pleiteia um novo equipamento desde 2023 e vê as chances de ser atendido aumentarem. Segundo o que foi divulgado, recentemente o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra de 121 novos aceleradores lineares para fortalecer o atendimento oncológico no SUS (Sistema Único de Saúde).
Ainda de acordo com o que foi divulgado, o hospital preenche todos os requisitos para pleitear dois equipamentos através do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e do Persus II (Plano de Expansão da Radioterapia no SUS).
O primeiro beneficia projetos voltados à radioterapia em instituição que possua casamata ("bunker") vazia, que é o caso da Santa Casa de Araçatuba, e o segundo, contempla instituições para substituição de equipamento obsoleto.
Fila
De acordo com o hospital, com dois aceleradores lineares será possível reduzir o tempo de espera dos pacientes pela radioterapia e iniciar os tratamentos precocemente. A Central de Radioterapia é um dos elos do Serviço de Oncologia da Santa Casa.
A unidade é referência para 40 municípios da região no tratamento de todos os tipos de câncer, exceto retinoblastoma (câncer de olho). Em média, são tratados 70 pacientes/dia, mas há dificuldades para acolher a demanda média de 60 casos novos por mês.
Visita
A Santa Casa informa que a deputada Ana Perugini esteve no hospital em visita agendada pelo presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Fernando Zar. Ele foi representado no encontro por Adriana Lopes Zar.
Segundo o hospital, o encontro foi um desdobramento do processo formalizado e transformado em pauta da Rede Oncológica do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, que atua na organização e estruturação dos serviços de saúde voltados ao tratamento de câncer na região.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, ao conhecer os projetos encaminhados ao governo federal, a deputada afirmou que fará o acompanhamento junto ao Ministério da Saúde. “Quando se trata de oncologia, o tempo corre muito contra nós”, declarou à assessoria de imprensa do hospital, destacando a necessidade de vencer a demanda da fila de espera represada na pandemia.
Recebida
Ainda durante a visita ao hospital, a parlamentar se encontrou com o gestor de Relações Institucionais e Governamentais, Márcio Neres, e com a articuladora de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Valdinéia Soares Galindo.
Em nota, Neres comenta que a deputada está determinada a ajudar o hospital nessa causa, principalmente em relação ao projeto da radioterapia, que é adquirir os dois aceleradores lineares.
Já Valdinéia Galindo destaca a importância do apoio da parlamentar para acelerar o processo junto ao ministro Alexandre Padilha. “A vinda da deputada demonstra o compromisso e o interesse dela em nos ajudar”, afirma.