Cotidiano

Ritinha Prates passa a oferecer exames de imagem pelo SUS

Vai realizar mais de 2 mil exames em pacientes de Araçatuba encaminhados pelas UBSs e pela Central de Regulação do município
Da Redação
02/11/2025 às 11h33
Imagem: Divulgação/Ilustração Imagem: Divulgação/Ilustração

A partir desta segunda-feira (3), a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP) passa a oferecer exames especializados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A associação firmou dois convênios com a Prefeitura, que somam mais de 2 mil exames.

 

O primeiro convênio contempla 1.784 exames de ultrassonografia, abrangendo procedimentos como abdome total e urinário, transvaginal, mamas, doppler de membros e carótidas, além de articulações.

 

O segundo prevê a realização de 240 exames de endoscopia digestiva, voltados a usuários com idades entre 18 e 70 anos, encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e pela Central de Regulação do município.

 

Em nota, a presidente da associação, Vanilda Maria Barboza, mais conhecida como Vanda, comenta que a criação do Cerp representa um avanço significativo para a saúde pública de Araçatuba. “Estamos fortalecendo o acesso da população a exames essenciais, contribuindo para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes”, comenta.

 

SUS

 

O Cerp é a quinta unidade de prestação de serviços à população do Ritinha Prates. O atendimento é feito exclusivamente via SUS e o processo começa na UBS, onde a necessidade do exame é avaliada por um profissional. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde, que realiza o agendamento junto à equipe do Cerp.

 

A nova unidade tem como principais objetivos reduzir o tempo de espera por exames, atender à demanda reprimida, fortalecer a rede assistencial e contribuir para diagnósticos mais ágeis e precisos. Além de otimizar o fluxo de atendimentos, o novo serviço vai garantir mais eficiência e qualidade no cuidado prestado aos usuários do SUS.

 

“Acreditamos que a inclusão também se faz por meio do acesso à saúde, da oportunidade e da dignidade”, afirma Vanda, acrescentando que o Cerp nasce com esse propósito, de cuidar das pessoas e fortalecer a rede de atenção.

 

Quinta unidade

 

A Associação Ritinha Prates é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1977, iniciando suas atividades com o Hospital Neurológico, que hoje acolhe 60 usuários em regime de internação de longa permanência.

 

Em março de 2021, foi inaugurada a UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados) e a entidade também administra o CER-4 (Centro Especializado em Reabilitação) e a UFA (Unidade de Fisioterapia Ambulatorial).

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.