A Residência Terapêutica Violetas, administrada pela Zatti Saúde em parceria com a Prefeitura de Araçatuba (SP), foi transferida do imóvel onde estava instalada no bairro Ipanema para outro prédio próximo da praça João Pessoa, também conhecida como “500 Anos”.
As Residências Terapêuticas oferecem moradia assistida para pessoas com histórico de internação psiquiátrica prolongada ou em situação de vulnerabilidade decorrente do uso de substâncias psicoativas.
Segundo o que foi divulgado, a nova casa oferece mais espaço, conforto e estrutura adequada para atender às necessidades dos nove moradores com transtornos mentais que vivem no local.
Estrutura
O imóvel conta com cinco quartos, dois deles suítes, e uma série de ambientes projetados para garantir o bem-estar e a rotina dos residentes. A casa dispõe de sala de TV, salas de jantar e estar, cozinha, despensa, sala de enfermagem, salão social e lavanderia externa.
Também há espaços específicos para o trabalho da equipe multiprofissional, incluindo sala de descanso, escritório administrativo, sala de reunião e estrutura em andamento para vestiário e depósito de material de limpeza.
Mudança
Segundo o que foi divulgado, o principal objetivo das Residências Terapêuticas é promover o convívio social, a reabilitação psicossocial, o resgate da cidadania e o fortalecimento de vínculos afetivos e familiares.
No caso da RT Violetas, ela conta com cuidadores, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, cozinheiros e auxiliares administrativos e gerais, garantindo o cuidado integral e humanizado dos moradores.
Transição
Durante a transição, os moradores foram acolhidos temporariamente na Residência Terapêutica Beija-Flor e participaram de atividades de convivência com os residentes da outra unidade.
Segundo a Zatti Saúde, a ação foi planejada para tornar o processo de mudança mais leve e integrativo. “Esses dois dias foram muito especiais, com dinâmicas e momentos de interação entre os grupos”, afirma a coordenadora da Saúde Mental da Zatti Saúde, Lucila Bistaffa.
Equipe da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) auxiliou com o transporte de móveis. O Unisalesiano colaborou com a doação de mobília e oferecendo um caminhão para a logística.