O professor e educador Antônio Ramos, 93 anos, carinhosamente conhecido como “Tuco”, morreu no sábado (16) em Araçatuba (SP). Ele era pai do Luís Fernando da Lomy e teve grande contribuição com a educação em Araçatuba e região.
Felipe Ramos, que é neto dele, informou à reportagem que o velório acontece na Capela Cardassi da avenida Saudade e o enterro estava previsto para as 11h deste domingo (17), no cemitério Jardim da Luz.
Felipe lembra que o avô dele foi um educador, catequista, coordenador do grupo de famílias e teve uma vida dedicada à educação. "Uma pessoa pura, sem maldade, que tratava todo mundo bem, sempre sorridente", conta..
Antônio Ramos o “Tuco” deixa a querida e companheira de 65 anos de casamento, a Sra. Olga de Arruda Santa Ramos, a “Santa do Tuco”, e as filhas: a escritora Ana Lúcia de Arruda Ramos Rezende; a assistente social Olga Cristina de Arruda Ramos; o filho Antônio de Pádua de Arruda Ramos e netos e bisnetos.
Biografia
Antônio Ramos teve a biografia eternizada no livro “Tuco: uma vida dedicada à educação”, de autoria da mãe dele, Ana Lucia de Arruda Ramos, em parceria com o jornalista Arnon Gomes.
Consta na sinopse do livro que Tuco nasceu em Braúna e passou por várias localidades na região, assim como na capital. “Um homem de moral e ética irretocável, se transformou num influente e querido ensinador e homem de família”, cita.
“Escrito por sua filha, Ana Ramos, e pelo jornalista Arnon Gomes, a presente obra é um tributo a um homem ainda vivo que arrancou admiração não só dos familiares mas sim de toda a sociedade ao seu redor”, acrescenta.
A biografia é direcionada ao público em geral e também a professores que querem trabalhar o gênero biografia com o Ensino Fundamental e Médio.