Mulheres que fizeram doação de leite ao Banco de Leite Humano de Araçatuba (SP) foram homenageadas em cerimônia realizada nesta sexta-feira (10), como parte do Calendário Anual de Atividades da Secretaria Municipal de Saúde e do Banco de Leite. A ação está prevista para acontecer na Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, instituída pela lei 15/2013.
O Dia Mundial da Doação de Leite Humano é celebrado em 19 de maio, com objetivo de estimular a doação, promover debates sobre a importância e sensibilizar toda sociedade da promoção e proteção ao aleitamento materno e doação. O slogan de 2024 escolhido pela rede brasileira de Bancos de Leite foi: “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.
Homenagem
Durante o ato, cada doadora recebeu um troféu e um mimo do Banco de Leite. Os destaques foram duas doadoras pelo recorde em volume de leite doado em 2023. Mariana Campeti Cuoghi Rocco, 31 anos, doou 73 litros de leite materno, e Natália Cardoso Malheiros, de 30 anos, que doou 48 litros de leite.
No geral, a média mensal de leite doado ao Banco de Leite de Araçatuba em 2023 foi de 160 litros. Contribuíram 90 doadoras no ano. Participaram da homenagem representando a Prefeitura, o prefeito Dilador Borges (PSDB); o chefe de Gabinete, Coronel Borella; a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente.
Também estiveram presentes a coordenadora do Banco de Leite, Jesiela Passarini; a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Paula Pedruci; e o vereador Gilberto Mantovani, o Batata, autor da lei que instituiu a lei que prevê a homenagem.