Será instalado já no prédio do Hospital da Mulher, que passa por reforma para receber o PS (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial, a abertura da licitação para adquirir um aparelho de tomografia computadorizada para ser instalado no pronto-socorro municipal. Segundo o que foi divulgado, a unidade de saúde nunca teve um equipamento do tipo e ele deverá aumentar a autonomia e a agilidade no atendimento de casos de urgência.
A aquisição foi impulsionada por meio de emenda impositiva destinada no ano passado pelo vereador Arlindo Araújo (Solidariedade), que sempre questionou a administração passada pela falta do equipamento.
O investimento previsto, de acordo com a Prefeitura, será de mais de R$ 1 milhão, com contrapartida do município. A licitação será na modalidade pregão eletrônico, com critério de menor preço, e as propostas podem ser enviadas até 16 de setembro, quando será realizada a sessão de lances às 9h, no site www.bll.org.br.
Avanço
Em nota, a secretária municipal de Administração, Miriam Gon, comenta que a licitação é um passo importante para a saúde de Araçatuba, por ser o primeiro tomógrafo da história do município. “É um avanço que muda a realidade da saúde na cidade, colocando a população em primeiro lugar, prioridade da gestão Zanatta e Nice”, afirma.
Já o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, comenta que o tomógrafo proporcionará melhor resolutividade no atendimento, ao evitar que pacientes atendidos em casos de urgência no pronto-socorro sejam transferidos para a Santa Casa e clínicas conveniadas.
Ainda de acordo com ele, os pacientes atendidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e especialidades também poderão ser agendados para fazer o exame de tomografia no pronto-socorro.
Raio-X avançado
A Prefeitura explica que o aparelho de tomografia computadorizada é um dos principais recursos de diagnóstico por imagem disponíveis no mercado, funcionando como um “raio-x avançado”, capaz de identificar AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais), traumas, tumores, hemorragias, fraturas internas, embolias, infecções graves e doenças pulmonares.
O que deve ser adquirido pelo município terá capacidade para realizar até 900 exames por mês, o que corresponde a até 30 por dia, evitando que pacientes atendidos em casos de urgência sejam transferidos para a Santa Casa e clínicas conveniadas.
O equipamento será instalado já no prédio do antigo Hospital da Mulher, que está passando por reforma e adequação, obra realizada em parceria com o Unisalesiano, que está investindo R$ 2,7 milhões no projeto.