Policiais militares de Araçatuba (SP) atuaram diretamente no salvamento de um bebê recém-nascido que havia se engasgado, na madrugada desta terça-feira (05). Segundo o que foi divulgado, a equipe estava em patrulhamento pelo residencial Atlântico quando deparou-se com um casal em desespero no interior de um veículo.
Ao parar para ver o que estava acontecendo, os policiais foram informados que o bebê com apenas 22 dias de vida, havia engasgado após ser amamentado. A criança já apresentava a pele arroxeada, segundo a polícia.
Diante da gravidade da situação, os policiais imediatamente realizaram a manobra de Heimlich, indicada para a desobstrução das vias aéreas, e providenciaram o encaminhamento para a Santa Casa. Segundo a polícia, esse transporte contou com o apoio de outras equipes da Polícia Militar, que realizaram o balizamento e liberação das vias, para garantir um trajeto seguro e ágil até o hospital.
Observação
Ainda de acordo com o que foi informado, ao dar entrada na unidade o bebê recebeu atendimento médico especializado e permaneceu em observação. “A pronta resposta da Polícia Militar foi decisiva para preservar a vida da criança, evidenciando mais uma vez o compromisso da corporação com a proteção e o bem-estar da população”, informa nota divulgada à imprensa.
A reportagem aguarda informações da assessoria de imprensa da Santa Casa sobre o atendimento prestado à criança.
Salvamentos
Balanço divulgado informa que em média, três bebês ou crianças foram salvos por dia em ocorrências de desengasgo no Estado em 2024. Na comparação com 2023, houve um aumento de 57% no número de ligações, já que no ano anterior foram registradas 760 ocorrências.
No ano foram atendidas 1,2 mil ocorrências de desengasgos de bebês e crianças em todo o Estado, por meio dos números de emergência 190 e 193. Segundo o governo paulista, chamados dessa natureza são comuns no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e no Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros).