Cotidiano

Novo buraco em trecho da ‘Nova Pompeu’ reforça necessidade de interdição, segundo a Prefeitura

Via está com o trânsito totalmente interditado da Anhanguera até a rua Tupinambás desde o dia 16
Lázaro Jr.
31/01/2025 às 21h25
Novo buraco apareceu próximo ao cruzamento com a Paraguai (Foto: Divulgação) Novo buraco apareceu próximo ao cruzamento com a Paraguai (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou na tarde desta sexta-feira (31), que foi constatado o surgimento de um novo buraco na “Nova Pompeu”, próximo ao cruzamento com a rua Paraguai, que está interditado desde o dia 16 de janeiro, quando um caminhão ficou atolado no asfalto.

 

O surgimento desse novo buraco, de acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Cubas, reforça a necessidade de interdição via, que de acordo com ele, não oferece condições seguras para o tráfego.

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) já tapou o novo buraco para evitar que as chuvas agravem o problema e a via permanecerá interditada em caráter emergencial, por tempo indeterminado.

 

Problemas

 

Esse trecho da Pompeu foi inaugurado em julho de 2023, após passar por obras de urbanização que começaram em fevereiro de 2019, com a instalação de rede de galerias, canalização do córrego Machadinho e posterior pavimentação.

 

Antes de a obra ser entregue, foi preciso refazer parte do trabalho nessa mesma via sentido à avenida Saudade, devido ao afundamento da pavimentação. Em nota, a Prefeitura informa que em março de 2023 havia surgido um buraco neste mesmo trecho, onde outro veículo de transporte de cargas afundou.

 

Galeria

 

Na última segunda-feira (27) a GS Inima Samar iniciou um trabalho de sondagem para avaliar a rede de esgoto que passa pelo local. Segundo a concessionária, a avaliação detectou que uma galeria de água pluvial (água de chuva) foi construída fora das normas técnicas e apresenta vedação inadequada.

 

Já a Prefeitura encaminhou um laudo à Agência Reguladora Daea, afirmando que o problema no terreno estaria sendo causado por vazamentos no emissário de esgoto. O argumento apresentado é que parte da tubulação contém tubos de 400 mm e parte de 600 mm.

 

Recomendações

 

A Sosp recomendou à agência que notifique a GS Inima Samar para que faça a instalação de tubos de 600 mm no trecho a partir da rua Peru até o ponto onde começa a tubulação que já está com essa espessura.

 

Já a concessionária sugere que seja feita uma avaliação mais criteriosa acerca de toda a obra realizada pela Prefeitura e que para isso, seja contratada uma empresa especializada. A Prefeitura afirma que um estudo está em andamento para identificar as causas dos recorrentes afundamentos na região.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.