O número de autuações por infrações de trânsito em Birigui (SP) disparou neste ano, em comparação com o ano passado. Segundo levantamento feito com base nas publicações do Diário Oficial do município, de janeiro a julho, foram aplicadas 9.441 multas de trânsito na cidade, média de 1.348 por mês.
Essa média mensal é maior do que todas as multas aplicadas entre janeiro e julho de 2024, período que totalizou 1.092 infrações de trânsito, o que remete a uma média de 156 por mês.
O levantamento mostra ainda, que o número de multas registra crescimento mensal gradativo. Em janeiro, por exemplo, foram lavrados 726 autos de infração de trânsito, número que saltou para 2.185 em julho.
Entre janeiro e julho de 2024, o mês com maior número de multas por infrações de trânsito em Birigui foi junho, com 266 registros.
A reportagem teve acesso a esse levantamento com base em resposta a um requerimento apresentado pelo vereador Valdemir Frederico (DC), o Vadão da Farmácia. Ele comenta que decidiu pedir informações à Prefeitura, após passar a receber muitas reclamações de moradores, que disseram terem sido autuados sem justificativa.
Prefeitura
A reportagem procurou a Prefeitura de Birigui, que por meio de nota afirma que esse aumento no número de autuações não refere-se a uma política arrecadatória, mas reflete a preocupação e responsabilidade em manter a ordem e a segurança, preservando a vida no trânsito da cidade.
O município informa que a Guarda Municipal foi responsável por apenas 28,11%, das autuações de trânsito registradas no período de janeiro a julho de 2025, enquanto a Polícia Militar foi responsável pelo 71,89% restantes. “A Prefeitura esclarece ainda que embora os talões e multas (os chamados 'canhotos') sejam de natureza municipal, gerados e processados pelo município, os autos de infrações também são aplicados pela Polícia Militar”, informa a nota.
Estatísticas
Ainda de acordo com a administração municipal, o município de Birigui ficou anos sem levantamentos estatísticos detalhados sobre acidentes, tipos de veículos envolvidos ou locais de maior incidência de infrações, por isso, os números podem ter chamado a atenção.
Segundo a Prefeitura, entre as principais infrações identificadas nas ações fiscalizatórias no trânsito do município estão excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, estacionamento irregular e uso do celular ao volante.
Segurança
O município afirma ainda que as estatísticas comprovam que o propósito do aumento da fiscalização está na redução no registro de mortes no trânsito. Segundo a administração municipal, houve queda 57% no número de óbitos neste ano quando comparado com 2024. “Embora o número esteja em decréscimo, as 12 vidas perdidas em 2025 em decorrência de acidentes, ainda mantém os órgãos de trânsito em alerta”, informa.
Esses números divergem dos constantes no site da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado. No levantamento divulgado pela Pasta consta que entre janeiro e julho deste ano, Birigui soma 11 mortes no trânsito, sendo 3 em janeiro, 1 em fevereiro, 2 em março, 1 em abril, 1 em maio, 1 em junho e 2 em julho.
Ainda de acordo com a SSP, entre janeiro e julho de 2024, foram registradas 10 mortes no trânsito em Birigui, ou seja, uma a menos do que no mesmo período deste ano. De janeiro a dezembro do ano passado, a cidade registrou 17 mortes no trânsito.
Vai continuar
Finalizando, a Prefeitura de Birigui reforça que a fiscalização continuará, bem como todas as ações educativas previstas no plano de trabalho realizado de forma planejada, “cujo objetivo é sempre reduzir acidentes e promover a segurança de pedestres e condutores no trânsito da cidade”.