Mais três radares de fiscalização eletrônica instalados em rodovias da região de Araçatuba (SP) sob gestão do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) entraram em funcionamento a partir da 0h desta terça-feira (26). Ao todo, 28 equipamentos passaram a operar, somando-se a outros 84 que entraram em funcionamento recentemente, totalizando 112 novos radares distribuídos pelo estado.
Dois dos que entraram em funcionamento nesta terça-feira ficam em Araçatuba. Um está instalado na rodovia Senador Teotônio Vilela (SPA-018/461), conhecida como estrada do Guatambu, na frente do campus do Unisalesiano.
Na publicação feita pelo DER consta que o equipamento que entrou em funcionamento fica na pista leste, sentido Birigui. A via nesse trecho tem velocidade máxima de 60 km/h. Também foi instalado um radar no mesmo local, na pista contrário, mas ele não consta relação divulgada pelo departamento.
Elyeser
O outro radar que entrou em funcionamento em Araçatuba foi instalado no quilômetro 44,050 da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), nos dois sentidos. Nesse trecho, a velocidade máxima permitida é de 90 km/h.
Por fim, também já está operando um radar instalado no quilômetro 6 da via Sargento Arnaldo Covolan, em Penápolis, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.
Foram instalados equipamentos dos dois lados da via, aptos a fazer autuações nos dois sentidos de direção. Eles ficam nas imediações da empresa Miudinho Pneus, próximo da rotatória da Marginal Maria Chica.
Prevenção
Em nota, o DER reforça que a instalação dos radares tem como objetivo reforçar a segurança viária, ampliar a prevenção de acidentes e contribuir para salvar vidas, com radares instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.
Os equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital 145/2023, que prevê a implantação de 649 radares em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas.
“A escolha de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna”, informa nota divulgada à imprensa.
O departamento informa que os demais radares previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação. O início efetivo da fiscalização será amplamente divulgado pelos canais oficiais do governo, pela imprensa e no Diário Oficial do Estado de São Paulo, assim que concluídos todos os testes.