A jovem de 18 anos que deu à luz à filha na noite da última sexta-feira (4) no banheiro de um shopping em Araçatuba (SP), recebeu alta médica no início da noite de segunda-feira (7) e deixou a Santa Casa.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a bebê permanece internada, pois ainda precisa de cuidados médico-hospitalares. O quadro clínico, porém, é considerado estável.
Conforme já foi divulgado, por determinação da Justiça, a mãe está impedida de se aproximar ou manter contato com a filha por qualquer meio de comunicação. Essa foi uma das condições para a liberdade provisória, concedida ainda no sábado (5), durante a audiência de custódia, já que a jovem foi presa em flagrante por suspeita de tentar matar a recém-nascida.
Mãe e bebê foram encontradas no banheiro do shopping, após colegas de trabalho dela, que é funcionária de uma loja no centro de compras, informarem a uma bombeira civil, que a investigada estaria passando mal.
Mochila
Ao entrar no banheiro essa bombeira viu que havia muito sangue e a investigada, que estava trancada em uma das baias, alegou que estava com cólica renal.
Porém, devido à insistência da bombeira, ela abriu a porta e a criança foi encontrada dentro da mochila da mãe, com uma lesão e um saco plástico enrolado ao pescoço. Dentro da bolsa também havia duas tesouras e uma pá de jardinagem.
Questionada, a jovem teria revelado que após o nascimento da filha, chegou a colocar a tesoura no pescoço da menina, mas não teve coragem de continuar cortando. A equipe médica que atendeu a recém-nascida confirmou à polícia que ela apresentava uma lesão no pescoço, porém, não corria risco de morrer em função do ferimento.
Acolhimento
Também por determinação da Justiça, assim que a bebê tiver alta, as autoridades devem providenciar o acolhimento da criança, em instituição especializada adequada para recém-nascidos, garantindo-se todos os cuidados médicos, psicológicos e assistenciais necessários, nos termos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).