Cotidiano

Governo do Estado revoga licitação para construção do hospital de Birigui

Início das obras que estava previsto para junho, dependerá de nova licitação ainda a ser publicada
Lázaro Jr.
24/05/2025 às 09h20
Revogação da licitação foi publicada no Diário Oficial (Foto: Reprodução) Revogação da licitação foi publicada no Diário Oficial (Foto: Reprodução)

O governo do Estado revogou a licitação do tipo concorrência pública, que tinha como objetivo contratar empresa para a construção do Hospital Estadual Alto Noroeste, em Birigui (SP).

 

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde não informou o motivo da revogação, porém, confirmou que um novo edital para licitação de execução das obras será publicado nas próximas semanas, após a conclusão de ajustes técnicos no projeto. 

 

“A previsão para o início das obras acontecerá após a conclusão da nova licitação. A SES-SP reforça seu compromisso com a ampliação da rede estadual de saúde e a melhoria da infraestrutura hospitalar no interior do Estado”, informa em nota.

 

Há grande expectativa com relação à construção deste hospital em Birigui, para desafogar a Santa Casa de Araçatuba, que é o único hospital de alta complexidade na área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, que corresponde a 40 municípios e população estimada em 800 mil pessoas.

 

Previsão

 

Em visita a Penápolis em 13 de abril, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, informou que a obra de construção do hospital de Birigui estava prevista para começar em junho. Ainda de acordo com ele, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tinha como meta, inaugurá-lo até o final do atual mandato, que termina em dezembro de 2025.

 

O projeto prevê que o complexo terá 274 leitos distribuídos em sete andares. O hospital será referência em atendimento de média e alta complexidade para os 40 municípios da área de abrangência do DRS-2.

 

O secretário chegou a informar que já estavam sendo executadas obras de terraplanagem na área onde o hospital será construído, que fica próximo do entroncamento da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461) com a Marechal Rondon (SP-300).

 

Dinheiro

 

A estimativa é de que sejam investidos R$ 520 milhões na construção do novo hospital, que deve ter esse mesmo custo anual de manutenção. A obra será custeada com recursos provenientes do leilão dos serviços lotéricos estaduais.

 

Realizado em 1 de novembro de 2024 na sede da Bolsa de Valores (B3), esse leilão arrecadou R$ 600 milhões em outorga fixa. O dinheiro também será usado na construção do Hospital Regional de Itapetininga, segundo o governo do Estado.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.