O governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou simbolicamente nesta quarta-feira (17), os dez novos leitos intensivos para atendimento a bebês e crianças na Santa Casa de Araçatuba (SP).
O descerramento da placa de inauguração aconteceu durante a visita de Tarcísio à cidade para participação na Caravana 3D. O hospital foi representado na solenidade pelo vice-provedor, Juliano Tonon, e pela procuradora Jurídica, Gabriela Silva.
Com os novos leitos, instalados no final do mês de maio, a Santa Casa de Araçatuba, que é referência para atendimento intensivo para atendimentos de neonatologia para 40 municípios da área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), passou a contar com 20 leitos neonatais.
Antes eram 17 que ficavam distribuídos em uma UTI no 3º andar e na UTI mista (neonatal e pediátrica) no 6º andar. Agora, são 30 leitos de UTI, sendo 20 leitos neonatais e 10 leitos pediátricos.
O hospital dispõe de mais 10 leitos para cuidados intermediários neonatais, direcionados aos bebês que ainda dependem de um período de observação antes de receberem alta hospitalar, após passarem pela UTI.
Reforma
A ampliação na quantidade de leitos em UTI Neonatal e UTI Pediátrica foi possibilitada pela reforma de uma área, também no 3º andar, para transferência em definitivo da Unidade de Cuidados Intermediários. A nova ala foi reformada pelo Unisalesiano. Foram investidos R$ 450 mil, dinheiro referente à cota da Prefeitura no Programa Mais Médicos.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, os 10 leitos inaugurados hoje pelo governador estão atendendo desde o pico da superlotação provocada pelas seguidas ondas de bronquiolite.
Custeio
O custeio desses atendimentos foi financiado durante um mês pela Prefeitura de Araçatuba. Depois disso, o Estado assumiu esse custeio, por meio de convênio por 12 meses, até que seja autorizado o credenciamento desses leitos no SUS (Sistema Único de Saúde), o que já foi solicitado ao Ministério da Saúde.
Assim, hoje o 3º andar da Santa Casa dispõe de dez leitos de UTI Pediátrica e 20 leitos de UTI Neonatal. Desses, dez são para bebês extremamente prematuros e dez para bebês prematuros e bebês que demandam cuidados intensivos por demais intercorrências graves.
Já a ala que passou por reforma com aporte de R$ 450 mil pela, por meio do Unisalesiano, vai abrigar uma ala de cuidados intermediários, dedicada a bebês que deixam a UTI Neonatal, mas ainda precisam de atenção hospitalar. A obra já foi concluída, está sendo equipada e em breve deve ser inaugurada.