Cotidiano

Empresário lança projeto para transformar sonho de recuperar nascentes de córregos em realidade

Iniciativa de Bolivar Bracale, proprietário da Acquatuba; “a natureza deu muito pra mim, então eu tenho que devolver alguma coisa a ela”
Lázaro Jr.
13/08/2025 às 19h57

Foi lançado nesta quarta-feira (13), o Projeto “Água Viva”, iniciativa ambiental da Acquatuba, que tem como meta recuperar e preservar nascentes de córregos de Araçatuba (SP). A primeira delas será a nascente do Córrego Machadinho, que passa pelo canal da avenida Pompeu de Toledo e deságua no ribeirão Baguaçu.

 

Segundo o que foi divulgado, está prevista a recuperação do solo, replantio de vegetação nativa, cercamento da área e plantio de 2.700 a 3.000 árvores, com posterior acompanhamento técnico de dois anos, para garantir a sobrevivência das mudas.

 

Ainda de acordo com o que foi informado, o projeto é totalmente voluntário e autofinanciado. Para isso, a empresa deve investir 1% do faturamento mensal nas ações e não haverá apoio financeiro do poder público e nem de empresas privadas.

 

A gestora do projeto é Susana Cintra, que fez uma breve apresentação durante o lançamento, realizado no Mariá Plaza Hotel. Ela explicou que a melhor forma de a população contribuir é divulgando o projeto.

 

Isso pode ser feito gravando vídeos de apoio e compartilhando informações nas redes sociais, incentivando outras pessoas a conhecerem a causa. Durante o lançamento, foram exibidos vídeos gravados e já publicados por incentivadores da iniciativa.

 

Sonho

 

Ela contou ainda que o projeto surgiu da iniciativa do empresário Bolivar Bracale, proprietário da Acquatuba, que a procurou e contou que tinha o sonho de ver as nascentes dos rios da cidade recuperadas. A partir daí foi feito contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que apontou a nascente do Machadinho como a mais vulnerável da cidade.

 

Segundo o que foi divulgado, o Machadinho já foi um ponto de lazer para a população, com áreas de pesca e banho. Porém, atualmente está com a principal nascente seca e a única remanescente enfrenta processo de degradação.

 

Bracale também falou aos convidados e afirmou que o objetivo do projeto é a preservação da nascente, que considera fundamental para o futuro hídrico da cidade. Ele afirmou ainda que não se trata de lucro, mas de consciência e de deixar algo de valor para as próximas gerações. “A natureza deu muito pra mim, então eu tenho que devolver alguma coisa a ela”, declarou.

 

Primeiras ações

 

Segundo o que foi divulgado, na terça-feira (12) Bracale, Susana e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Fernando Marques, visitaram a nascente do Machadinho.

 

Ficou definido que a primeira etapa do projeto será a limpeza do terreno, que segundo o empresário, apresenta bastante lixo. Essa etapa está prevista para começar na próxima semana, executada por equipes da Prefeitura, como forma de colaboração.

 

O trabalho será conduzido por profissionais capacitados para diferenciar árvores nativas das chamadas intrusoras, que prejudicam o equilíbrio ambiental. Segundo a Susana, a experiência da equipe da Prefeitura evita que ocorram outros danos.

 

Plantio

 

Concluída a primeira etapa, terá início o preparo do solo. A Secretaria de Meio Ambiente deve colaborar com a doação de mudas nativas de aproximadamente 1,80 metro de altura e auxiliar no preparo do solo e na limpeza da área.

 

Porém, para o início do plantio será aguardado o fim da estiagem, pois mesmo com o uso de hidrogel, não é possível garantir o desenvolvimento das mudas neste período de seca, de acordo com o que foi informado. 

 

Investimento e prazos

 

O valor total do projeto dependerá do faturamento da Acquatuba e do ritmo de execução das etapas. Não é recomendada a doação direta de mudas, pois o plantio exige espécies nativas de, no mínimo, 1,80 metro de altura, adquiridas de fornecedores especializados.

 

A vice-prefeita Nice Zucon (PL) participou do lançamento do projeto representando o prefeito Lucas Zanatta (PL), que estava em viagem. Ela enalteceu a iniciativa, que pode servir de modelo inclusive para outros municípios da região, de acordo com ela.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.