O médico Ângelo Jacomossi, coordenador da Zatti Saúde, empresa do Unisalesiano que administra as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba (SP), foi um dos 20 especialistas brasileiros selecionados para participar do Simpósio Brasileiro de Diabetes de Oxford.
O evento, realizado de 11 a 14 de setembro, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, completou dez anos em 2025 e é referência mundial no debate científico sobre o tratamento do diabetes tipo 2.
A realização é uma parceria entre a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) e a Universidade de Oxford. Os participantes são escolhidos pela SBD e indicados ao simpósio, que é coordenado pelo professor David Matthews, um dos maiores nomes da pesquisa internacional em diabetes tipo 2.
Referências
Durante o encontro, realizado no Harris Manchester College, Jacomossi, que é médico endocrinologista e docente do curso de Medicina do Unisalesiano de Araçatuba, teve contato direto com pesquisadores de renome.
Entre eles, o professor Clifford Bailey, responsável por introduzir a metformina, principal medicamento utilizado mundialmente no tratamento do diabetes, e que até hoje lidera estudos sobre seus benefícios cardiovasculares e potenciais efeitos protetores contra o câncer.
Segundo o médico, a experiência representou um marco em sua trajetória profissional. “Foi uma oportunidade única de atualização científica, de convívio com pesquisadores que ditam diretrizes globais de tratamento e de trazer para nossa realidade reflexões importantes sobre como oferecer o melhor cuidado aos pacientes com diabetes, inclusive dentro do SUS”, destaca.
Atenção Primária
Para o coordenador, o aprendizado adquirido em Oxford reforça a importância da Atenção Primária no tratamento do diabetes. Cerca de 80% dos pacientes podem ser acompanhados de forma eficaz com os medicamentos já disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde), como a metformina, distribuída gratuitamente nas UBSs e na Farmácia Popular.
Segundo a SBD, 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil - cerca de 6,9% da população nacional. “O conhecimento internacional mostra que podemos oferecer um tratamento de excelência com os recursos que já estão acessíveis na rede pública. O desafio é manter atualização constante, qualificação das equipes e o compromisso com a atenção integral”, reforça.
A participação no simpósio também será revertida em ações práticas. Jacomossi prepara inserir novas informações na capacitação que será realizada no dia 30 de setembro, no Unisalesiano, para profissionais da Atenção Primária.