O corte de árvores no canteiro central da avenida Juscelino Kubitschek, na zona sul de Araçatuba (SP), chamou a atenção de quem passa pelo local e houve questionamentos da reportagem sobre a realização da ação.
Segundo a administração municipal, o trabalho vem sendo feito nas últimas semanas por equipes da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), concessionária responsável pelos linhões de alta voltagem, como o que passa pela avenida.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a legislação federal prevê que as concessionárias de energia elétrica podem retirar qualquer vegetação em um raio de 50 metros do linhão de alta voltagem, para dar mais segurança à população. “O objetivo é evitar acidentes com a rede elétrica”, informa.
Segundo a administração municipal, o linhão que passa na Juscelino Kubitschek é o de maior voltagem dentro do município de Araçatuba e está totalmente na área urbana.
Autorizado
O município informa que após estudos técnicos foi constatado possível risco de acidentes mortais com arcos voltaicos, devido à proximidade com árvores, entre outros. Após esse levantamento, a CTEEP entrou em contato com a Prefeitura para obter a licença para supressão das árvores que apresentavam riscos, para eles próprios cortarem.
“A Secretaria de Meio Ambiente esteve no local, fez a análise técnica de todas as árvores junto com a companhia e, após constatar os riscos, emitiu autorização para supressão”, informa a Prefeitura.
O município acrescenta que a companhia possui equipe que estaria informando aos moradores no entorno da área sobre o corte das árvores, que vem sendo feito nas últimas semanas.