A Peregrinação do Ano Jubilar reuniu cerca de 10 mil pessoas em uma caminhada realizada entre Bento de Abreu (SP) e Valparaíso, na manhã de domingo (25). O evento é considerado um dos maiores de concentração nos 30 da Diocese de Araçatuba.
A multidão de fiéis diocesanos percorreram 10 quilômetros, saindo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e seguindo pela estrada vicinal Eugênio Salesse, que liga as duas cidades. O grupo se reuniu no ginásio municipal Juventude Valparaisense, onde o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu a missa.
A concentração teve início por volta das 5h, com os paroquianos se organizando para acolher os peregrinos das 34 paróquias da Diocese, que começaram a chegar por volta de 6h. Segundo os organizadores, os fiéis de 19 cidades da Diocese chegaram em 80 ônibus e dezenas de vans, além das pessoas que utilizaram veículos próprios.
A caminhada jubilar teve início por volta de 7h e a Polícia Militar acompanhou todo o trajeto, com motos da Rocam (Ronda Ostensiva com Auxílio de Motocicletas) e o helicóptero Águia.
Bênção
O bispo diocesano deu a bênção inicial na entrada de Bento de Abreu, oficializando a abertura, e a caminhada durou cerca de duas horas. O chanceler diocesano, padre Orivaldo Pereira Filho, da comissão organizadora, conduziu a animação da caminhada juntamente com o bispo e os padres Carlos Rogério da Silva, Francis Morais e Luiz Henrique Carreira e o seminarista Gabriel Vigetta.
Na chegada a Valparaíso foi servido lanche e a missa teve início às 10h, concelebrada pelos padres da diocese. Quem não conseguiu lugar no ginásio pode acompanhar por um telão instalado do lado de fora.
Missão da Igreja
Durante a homilia, Dom Sergio destacou que a missão da Igreja Diocesana escreveu mais um capítulo histórico nas três décadas de existência. “Somos um povo que caminha com Deus. Somos todos peregrinos de esperança. Vivemos nesta manhã um tempo sagrado de nossa história. Somos esperança. Um povo sem esperança e um povo sem futuro. Um povo com esperança sabe que a esperança não decepciona”, disse.
A programação jubilar continua com eventos até o final do ano. Estão previstos encontros com coroinhas, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Dia Nacional da Juventude, Romaria Diocesana, missas em celebração ao centenário de igrejas e o encerramento oficial, em dezembro.