Prefeita Samanta Borini acredita que hospital deve atrair novos investimentos para Birigui (Foto: Lázaro Jr./Arquivo)
O Consórcio Alto Noroeste, formado pelas empresas QDR Engenharia Ltda e SAIED Engenharia Ltda, está oficialmente autorizado a iniciar as obras de construção e instalação do Hospital Estadual Alto Noroeste, o Hospital Estadual de Birigui (SP).
A informação foi divulgada pela Prefeitura de Birigui nesta segunda-feira (20). Em nota, o município informa que o contrato foi assinado em 29 de setembro e a ordem de serviço emitida no dia 13 de outubro, ou seja, há uma semana.
Conforme já divulgado, o complexo de sete andares e 274 leitos será construído em área na marginal Geraldo Fortuna, s/nº, mesmo acesso ao Villa Lobos Residencial, no bairro residencial Prado, que fica à margem direita da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461) para quem segue para Araçatuba.
Durante entrevista concedida à imprensa na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do hospital, em 18 de setembro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que a previsão é de que a obra seja concluída em até 24 meses.
Investimentos
Na ocasião, a área do novo hospital já recebia os primeiros serviços de infraestrutura, como abertura da via de acesso e instalação dos postes para a rede elétrica. Quando for concluído, ele será referência para atendimento a casos de média e alta complexidade para os 40 municípios da área de abrangência do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).
Com isso, deverá desafogar a Santa Casa de Araçatuba, que hoje é o único hospital de referência para atendimento de alta complexidade para todo esse público. Além disso, o investimento, que é de mais de R$ 300 milhões só para a construção, deve impulsionar a economia nas imediações.
Acesso
O governador já adiantou que em função da obra, que deve aumentar o fluxo de veículos entre Birigui e Araçatuba, a rodovia Senador Teotônio Vilela, também conhecida como estrada do Guatambu, deve ser duplicada.
Em nota, a prefeita de Birigui, Samanta Borini (PSD), afirma que o Hospital Estadual representa um marco que irá mudar a vida da na população local e de toda a região com serviços médicos.
De acordo com ela, além de melhorar a qualidade de atendimento para os pacientes da cidade, que não precisarão mais se deslocar do município para serem entendidos, o empreendimento atrairá novos investimentos para Birigui.