A Prefeitura de Araçatuba (SP) iniciou um processo de manejo e alocação dos animais silvestres que permanecem no antigo zoológico municipal, que fica no Bosque Municipal. A ação coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade está sendo realizada em parceria com o Centro de Faunística do Estado de São Paulo.
Segundo a administração municipal, ela faz parte de medidas voltadas ao bem-estar animal. Atualmente existem 230 animais de 18 espécies diferentes, sendo jabuti e queixadas os mais numerosos. Há ainda duas onças pardas, que também serão remanejadas.
Trabalho
Segundo o que foi divulgado, nesta quarta-feira (5) e na quinta-feira (6), veterinários e professores do curso de Medicina Veterinária do campus da Unesp de Araçatuba estarão no local.
Juntamente com colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente, eles realizam exames clínicos e avaliações dos animais. “O objetivo é preparar a transferência, em data futura, para locais adequados e devidamente credenciados para o acolhimento da fauna silvestre”, informa nota divulgada à imprensa.
Inadequado
Procurada pela reportagem, a Prefeitura justificou que o zoológico encontra-se há anos inadequado ambientalmente e, por isso, a administração municipal decidiu pelo encerramento de suas atividades.
Assim, atendendo todas as normas pertinentes, os animais serão encaminhados a empreendimentos de fauna sob cuidado humano, como outros zoológicos, mantenedores de fauna.
“Atualmente é inadmissível que animais silvestres fiquem indefinidamente enjaulados. Quando são encontrados machucados, o ideal é que sejam recepcionados e tratados em ambientes adequados e depois levados de volta ao meio ambiente”, informa a nota.
Tratativas
Ainda de acordo com a Prefeitura, as tratativas referentes ao manejo dos animais vêm sendo desenvolvidas desde o final de julho, com reuniões entre profissionais da Unesp, veterinários do município, representantes do GFAu (Grupo de Fauna) do Estado e gestores municipais.
Segundo a Prefeitura, o trabalho busca garantir que todas as ações ocorram de forma legal e regulamentada, conforme as normas ambientais vigentes.
Centro de Triagem
Além das medidas imediatas de manejo, a Prefeitura informa que avança nas tratativas para implantar um Cetras (Centro de Triagem e Recepção de Animais Silvestres) na cidade.
O projeto deve ser desenvolvido em parceria entre o Estado e o Município e tem como objetivo atender não apenas Araçatuba, mas toda a região administrativa, fortalecendo a política pública de proteção e reabilitação da fauna local, segundo a administração municipal.